Economia

Brasil está preparado, mas precisa de cautela na crise, diz Pimentel

Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior acredita que o país é um dos que mais está pronto para enfrentar as dificuldades da economia mundial

Pimentel: "Acho que o Brasil é um dos países do mundo que está mais bem preparado para enfrentar a crise" (Wilson Dias/ABr)

Pimentel: "Acho que o Brasil é um dos países do mundo que está mais bem preparado para enfrentar a crise" (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2011 às 14h59.

Rio de Janeiro – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse hoje (5) que o Brasil é um dos países mais bem preparados para enfrentar a crise econômica mundial. Segundo ele, no entanto, é preciso que o país tenha cautela ao lidar com a situação.

“O ministro Guido [Mantega, da Fazenda] falou bem sobre isso. Não é que não temos nada a temer. Nós estamos preparados. Acho que o Brasil é um dos países do mundo que está mais bem preparado para enfrentar a crise. Agora, crise é crise. A gente tem que ter cautela”, disse Pimentel.

O ministro participou hoje (5) no Rio de Janeiro do 1º Fórum Conteúdo Local, que tratou sobre o conteúdo nacional na indústria petrolífera. No discurso, Pimentel disse que a atual crise mundial está mostrando uma mudança do eixo geoeconômico dos países do Norte para as nações emergentes.

Segundo Pimentel, o Brasil tem todas as condições para assumir um papel relevante nessa nova configuração do mundo, porque tem um mercado consumidor interno, recursos naturais e segurança institucional, por se tratar de uma democracia.

Ao término do evento, Pimentel também comentou a mudança no comando do Ministério da Defesa, com a saída de Nelson Jobim e a entrada do ex-chanceler Celso Amorim. “O ministro Celso Amorim é uma pessoa que tem extrema habilidade e competência, que já é testado na vida pública brasileira. É um quadro muito respeitável. Lamento a saída do Jobim, que é uma pessoa muito competente também.”

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrise econômicaDados de BrasilFernando PimentelMDICPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia

A crescente força das gerações prateadas no Brasil

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje