Economia

Brasil já vendeu mais de metade de sua colheita de soja, diz Safras

Safras & Mercado projeta uma produção recorde de soja no Brasil neste ano, em 117,273 milhões de toneladas

Soja: avanço na comercialização ocorre após uma reação nos preços internacionais por causa da quebra de safra na Argentina (Jonas Oliveira/Agência Brasil)

Soja: avanço na comercialização ocorre após uma reação nos preços internacionais por causa da quebra de safra na Argentina (Jonas Oliveira/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 6 de abril de 2018 às 17h51.

A comercialização de soja da safra 2017/18 do Brasil, em fase final de colheita, atingiu 51,9 por cento da produção projetada, de acordo com monitoramento da Safras & Mercado divulgado nesta sexta-feira.

O índice representa aumento de 8,4 pontos percentuais em um mês e supera a taxa de negociação registrada em igual momento do ano passado, de 45,8 por cento. Entretanto, fica abaixo da média de 55,2 por cento para o período.

O avanço na comercialização ocorre após uma reação nos preços internacionais por causa da quebra de safra na Argentina. O país sul-americano, terceiro maior fornecedor global da oleaginosa, vem reduzindo semana após semana sua perspectiva de produção por causa de uma severa seca.

Na quinta-feira, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires cortou sua previsão para a temporada 2017/18 na Argentina para 38 milhões de toneladas, bem aquém das mais de 50 milhões de toneladas esperadas inicialmente.

No Brasil, o cenário é o oposto, com o mercado surpreendendo-se com produtividades elevadas.

A Safras & Mercado projeta uma produção recorde de soja no Brasil neste ano, de 117,273 milhões de toneladas. Até o momento, a consultoria registrou negócios de 60,81 milhões de toneladas, considerando-se o percentual de comercialização.

A escalada das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, que tende a favorecer as exportações de soja do Brasil, deve ser positiva para as vendas do país.

 

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAgronegócioSafras agrícolasSoja

Mais de Economia

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron

MP para reativar Plano Safra deve ser publicada hoje ou terça-feira, diz Ceron