Economia

Brasil, México e Panamá liderarão crescimento de emprego

Os países liderarão na América Latina a criação de postos de trabalho no primeiro trimestre de 2013


	O Brasil apresentará um aumento de 21% na expectativa da criação de novos empregos para o primeiro trimestre de 2013, seguido pelo México e Panamá, com 18%
 (Marcello Casal Jr/ABr)

O Brasil apresentará um aumento de 21% na expectativa da criação de novos empregos para o primeiro trimestre de 2013, seguido pelo México e Panamá, com 18% (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2012 às 20h37.

Panamá - Brasil, México e Panamá liderarão na América Latina a criação de postos de trabalho no primeiro trimestre de 2013, de acordo com uma pesquisa da companhia americana de gestão de emprego Manpower apresentada nesta terça-feira.

A diretora regional de Operações de Contratação de Pessoal da Manpower no México e América Central, María Luisa Arrocha, explicou em entrevista coletiva na capital panamenha que nos dez países do continente americano onde a pesquisa foi aplicada foram registradas expectativas positivas, incluído os Estados Unidos.

No entanto, a maioria dos empregadores demonstrou uma intenção de conservar o número de trabalhadores que possuem ao invés de aumentar as contratações, o que é ''consequência da situação econômica difícil'' enfrentada pela Europa e os Estados Unidos, explicou María Luisa.

O Brasil apresentará um aumento de 21% na expectativa da criação de novos empregos para o primeiro trimestre de 2013, seguido pelo México e Panamá, com 18%, Guatemala, com 17%, Peru, com 16%, Colômbia e Costa Rica, com 15%, Argentina, com 11%, Estados Unidos, com 9%, e Canadá, com 6%.

A diretora explicou os resultados pelo fato dos empregadores que esperam reduzir o número de trabalhadores ser menor do que os que estão dispostos a contratar.

María Luisa acresentou que o Brasil, que diminui 3% sua expectativa de emprego, continua entre os primeiros da lista ''pelos grandes investimentos que estão sendo desenvolvidos, sobretudo no setor petroleiro e pela conjuntura de ser sede dos próximos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo''.

A pesquisa, que é aplicada em 42 países do mundo com 65.000 donos de empresas, consiste em uma só pergunta, que questiona qual será o comportamento do emprego em sua empresa.

Segundo a pesquisa, Taiwan ocupa o primeiro lugar no mundo, com 35% de expectativa de criação de novos postos de trabalho, seguido por Índia (27%) e Brasil (21%).

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEmpregosNível de emprego

Mais de Economia

Senado aprova em 1º turno projeto que tira precatórios do teto do arcabouço fiscal

Moraes mantém decreto do IOF do governo Lula, mas revoga cobrança de operações de risco sacado

É inacreditável que Trump esteja preocupado com a 25 de Março e Pix, diz Rui Costa

Tesouro: mesmo com IOF, governo precisaria de novas receitas para cumprir meta em 2026