Economia

Brasil pode ser tornar nação hegemônica, diz Pimentel

Para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o país tem mercado interno forte, recursos naturais, tecnologia e segurança institucional

Pimentel afirmou que o Brasil descobriu a importância de incluir mais pessoas no mercado de consumo para não depender do mercado externo (Wikimedia Commons)

Pimentel afirmou que o Brasil descobriu a importância de incluir mais pessoas no mercado de consumo para não depender do mercado externo (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2011 às 13h05.

Brasília - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou hoje que o Brasil tem todos os requisitos para se tornar uma nação hegemônica. O ministro disse que as nações líderes no século 21 terão que atender a quatro requisitos: mercado interno forte, recursos naturais, tecnologia e segurança institucional.

Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Pimentel afirmou que o Brasil descobriu a importância de incluir mais pessoas no mercado de consumo para não depender do mercado externo. "É um ativo importante", afirmou. Além de mercado interno, Pimentel disse que uma nação hegemônica também precisa de território extenso com recursos naturais abundantes. "Hoje, voltou a ser importante", afirmou. "Estes quatro fatores darão um novo modelo de nação líder do mundo, e o Brasil tem estas condições", completou.

Fernando Pimentel também informou hoje, durante a audiência, que o governo deve rever a Lei de Patentes para facilitar o processo de obtenção de autorização de pesquisas e patentes no Brasil. Ele anunciou que o governo também criará 25 conselhos de competitividade, um deles para a indústria farmacêutica. "Eu acho que vamos ter que discutir revisão da lei de patentes. Há muita reclamação de que é difícil a obtenção de patentes e autorização de pesquisas", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaComércioComércio exteriorCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoFernando PimentelPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia

A crescente força das gerações prateadas no Brasil

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje