Economia

Brasileiro está mais endividado, mas continua comprando

Classes C, D e E ainda elegem como principais itens de desejo de consumo bens duráveis como câmeras digitais, microondas, geladeira duplex, computador e máquina de lavar


	Na classe C, a lista é composta por TV a cabo, filmadora, ar condicionado, freezer e aspirador de pó
 (Lia Lubambo/ EXAME)

Na classe C, a lista é composta por TV a cabo, filmadora, ar condicionado, freezer e aspirador de pó (Lia Lubambo/ EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 16h45.

Rio de Janeiro - Mais da metade dos lares brasileiros encerrou 2011 com dívidas. Pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel aponta que 52% das famílias gastaram mais do que ganharam (em 2008, este índice era de 49%). Apesar disso, 45% esperam realizar novas compras até o final deste ano. As famílias brasileiras estão gastando mais com habitação, lazer, transporte e vestuário. Estes itens tiveram acréscimo de 15%, 14%, 11% e 10%, respectivamente, entre 2010 e 2011. Em compensação, os gastos com alimentação foram reduzidos.

O estudo dividiu a população em três grupos: enforcados, que gastam além do que ganham; equlibristas, que vivem no limite de sua renda e não possuem reservas para o futuro; e os afortunados, aqueles que conseguem formar reservas financeiras. Entre os enforcados, em sua maioria estão indivíduos com até 29 anos e casais com crianças pequenas, representando 27% dos brasileiros. Este grupo representa 31% de tudo o que é gasto no país. Os equilibristas representam 49% das pessoas e os afortunados, 25%, sendo que estes grupos são responsáveis por 50% e 19% dos gastos.

Eletrodomésticos são desejo de compra
Para 40% das famílias, bens de consumo duráveis ainda são itens de desejo: na média, câmeras digitais, micro-ondas, geladeira duplex, computador e máquina de lavar são as compras mais desejadas, um reflexo direto do maior poder de compra das classes D e E. Nesta faixa de renda, 68% das famílias pretendem adquirir estes itens.

Na classe C, a lista é composta por TV a cabo, filmadora, ar condicionado, freezer e aspirador de pó, com 40% das famílias dispostas a comprar. Nas faixas de renda mais altas (classes A e B), filmadora, home theather, secadora e lava louças lideram a lista, com 16% das famílias dispostas a adquirir estes bens até o final deste ano.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoDívidas pessoais

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron