Economia

Brics defendem acordo do clima de Paris e livre comércio

Posições colocam os quatro gigantes emergentes em conflito com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Brasil, Rússia, Índia e China também pediram a seus pares que se comprometam a manter um sistema comercial global aberto (Mikhail Klimentyev/Reuters)

Brasil, Rússia, Índia e China também pediram a seus pares que se comprometam a manter um sistema comercial global aberto (Mikhail Klimentyev/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 7 de julho de 2017 às 08h37.

Hamburgo - O grupo dos Brics de mercados emergentes pediu aos membros do G20 nesta sexta-feira que defendam a implementação do acordo climático de Paris que foi rejeitado pelos Estados Unidos.

Em um comunicado conjunto divulgado no primeiro dia da cúpula do G20 nesta sexta-feira, Brasil, Rússia, Índia e China também pediram a seus pares que se comprometam a manter um sistema comercial global aberto.

Ambas as posições colocam os quatro gigantes emergentes em conflito com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cuja saída do Acordo Climático de Paris e instintos protecionistas podem deixá-lo isolado na cúpula de dois dias em Hamburgo.

"Convocamos a comunidade internacional a trabalhar conjuntamente para implementar o Acordo de Paris sobre Mudança Climática", escreveram eles.

"Defendemos com firmeza um sistema comercial multilateral inclusivo com regras, transparente, não-discriminatório, aberto e inclusivo das atuais regras e compromissos da OMC e nos opomos ao protecionismo."

Acompanhe tudo sobre:África do SulBrasilBricsChinaDonald TrumpG20ÍndiaMudanças climáticasProtecionismoRússia

Mais de Economia

Países da Opep decidem aumentar produção de petróleo em junho, diz agência

Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

Após crise por fraude no INSS, Carlos Lupi entrega cargo de ministro da Previdência

13º do INSS: pagamento para que ganha acima de um salário mínimo começa nesta sexta-feira