Economia

Câmara aprova destaque para acabar com voto de qualidade no Carf

A proposta aprovada estabelece que, a partir de agora, quando houver empate nos julgamentos, a decisão deverá ser sempre favorável ao contribuinte

Câmara: atualmente, o voto de desempate é feito pelo presidente da turma em que o caso está sendo julgado (Ueslei Marcelino/Reuters)

Câmara: atualmente, o voto de desempate é feito pelo presidente da turma em que o caso está sendo julgado (Ueslei Marcelino/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de outubro de 2017 às 21h06.

Brasília - Deputados aprovaram nesta terça-feira, 3, em votação simbólica, destaque à medida provisória (MP) do Refis prevendo o fim do chamado "voto de qualidade" no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

A proposta aprovada estabelece que, a partir de agora, quando houver empate nos julgamentos do órgão, a decisão deverá ser sempre favorável ao contribuinte.

Atualmente, quando há empate nos julgamentos do Carf, o voto de desempate é feito pelo presidente da turma em que o caso está sendo julgado.

Esse presidente, normalmente, é um representante indicado pelo Ministério da Fazenda. De acordo com parlamentares, esses representantes costumam desempatar a favor da União e contra o contribuinte.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosImpostosMinistério da Fazenda

Mais de Economia

Marcio Macêdo diz que não há ‘desabono’ sobre conduta de Lupi no caso das fraudes do INSS

Lula endossa discussão sobre fim da escala 6X1 e diz que governo 'desmontou' esquema no INSS

Após escândalo de fraude, Lula escolhe novo presidente do INSS; saiba quem é

Governo define regras para uso do Orçamento de 2025 e impõe ritmo mais controlado para os gastos