Economia

Câmara aprova;;texto base;da PEC da Previdência

Seguindo estratégia do Senado para livrar-se das votações antes do recesso, deputados empurraram o mais complicado para agosto

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h16.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (8/7), em primeiro turno, o texto base da proposta de emenda constitucional (PEC) paralela da Previdência Social. Foram 375 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção.

A PEC paralela foi uma estratégia governista, adotada em dezembro, para separar as medidas mais fáceis de aprovar das mais polêmicas. Com isso o governo conseguiu a aprovação da maior parte da reforma da Previdência no ano passado.

Seis meses depois, na hora de acertar contas com os pontos polêmicos, a mesma estratégia é empregada para adiar para depois do recesso as decisões difíceis. Desta vez, as bancadas fecharam um acordo pelo qual votariam o texto base hoje e adiariam a votação dos destaques, ou propostas de alteração, para agosto.

Em agosto, antes da votação em segundo turno, os deputados ainda terão de decidir sobre esses destaques protocolados hoje. Se restabelecerem o texto original dos senadores, encerra-se a maratona legislativa. Mas se prevalecerem as alterações dos deputados, confirmadas na votação dos destaques e do segundo turno, a matéria volta ao Senado, como determina o trâmite legislativo.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Rio de Janeiro está virando a ‘oficina de motores de avião do mundo’ e terá planta de R$ 430 milhões

Combustíveis fósseis na Amazônia devem ser debatidos na COP, pedem ambientalistas

Haddad pede a Alcolumbre atenção a projeto de reação ao tarifaço

Tarifaço: governo adia recolhimento de impostos para empresas do Simples afetadas por tarifas