Economia

Carga tributária bate recorde e chega a 39,41% do PIB

Levantamento do IBPT mostra que percentual está crescendo ano a ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

Os tributos arrecadados pelo governo no primeiro semestre de 2006 somaram um total  recorde, aponta levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Nos seis primeiros meses do ano, foram recolhidos 392,78 bilhões de reais em impostos e contribuições, o correspondente a 39,41% do Produto Interno Bruto (PIB). No mesmo período do ano passado, a arrecadação foi de 359,68 bilhões de reais, o equivalente a 39,16% do PIB.

"A carga tributária é o principal impeditivo do desenvolvimento econômico: afasta o investimento no Brasil, desacelera o emprego formal e estrangula o setor produtivo", afirma o presidente do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

O ICMS foi o tributo que mais contribuiu para os resultados do primeiro semestre de 2006, com 81,16 bilhões de reais, o equivalente a 8,14% do PIB. Segundo o IBPT, a carga tributária vem crescendo ano a ano e atingiu, em junho passado, o maior percentual do PIB para um período de 12 meses em toda a história. Entre julho de 2005 e junho de 2006, a carga tributária correspondeu a 38% do PIB.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Prévia da Inflação: IPCA-15 desacelera e fica em -0,14% em agosto

Alckmin viaja ao México para ampliar relações comerciais e encontrar alternativas às tarifas dos EUA

Lula assina decreto para impulsionar indústria e Alckmin vê medida como ajuda contra tarifaço

'Taxa das blusinhas' avança pela América Latina contra e-commerce da China