Economia

Cenário é de retração econômica, diz Global Invest

São Paulo, 15 de julho (Portal EXAME) Queda na inflação, mas também queda nos investimentos diretos estrangeiros e no Produto Interno Bruto (PIB), o termômetro da atividade econômica: essas são algumas das revisões realizadas pela consultoria Global Invest em suas projeções para a economia brasileira neste ano. As previsões da consultoria, em sua maioria, reforçam […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

São Paulo, 15 de julho (Portal EXAME) Queda na inflação, mas também queda nos investimentos diretos estrangeiros e no Produto Interno Bruto (PIB), o termômetro da atividade econômica: essas são algumas das revisões realizadas pela consultoria Global Invest em suas projeções para a economia brasileira neste ano.

As previsões da consultoria, em sua maioria, reforçam o quadro de estagnação econômica neste ano. No entanto, consideram um cenário político estável e levaram em conta algumas premissas para a política macroeconômica: a manutenção do superávit primário, do sistema de metas da inflação e do regime de câmbio flutuante, além do respeito aos contratos firmados na gestão do governo anterior e a permanência do livre trânsito de capitais. Se alguma alteração nesses princípios ocorrer ao longo do segundo semestre, as projeções tendem a traçar um cenário mais restritivo para a economia.

Na avaliação da consultoria, o Banco Central permanecerá conservador nos próximos meses: fará cortes graduais nos juros e intervenções brandas no câmbio o que poderá prejudicar as exportações. No cenário externo, a Global Invest prevê uma recuperação lenta para a economia americana e estagnação na União Européia e no Japão . Para conferir a íntegra das previsões, clique aqui ou no box ao lado.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

BNDES anuncia linha de crédito de R$ 3 bilhões para mitigar efeitos do tarifaço de Trump

BNDES desembolsa R$ 54,6 bi no primeiro semestre, alta de 11% ante 2024

Rui Costa diz que tarifaço de Trump 'inviabiliza' novas exportações para mercado americano

Economia da Argentina dá sinais de desaceleração após crescer no 1º semestre