Economia

Cerj consegue reduzir em 80% perdas de energia em São Gonçalo

Uma das soluções contra o "gato" foi deslocar a fiação para uma altura em que cortes e ligações somente podem ser feitos com o uso de caminhão com braço e caçamba

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h00.

Controlada pelo grupo espanhol Endesa, a Cerj, concessionária da distribuição de energia elétrica no interior fluminense, perde em torno de 200 milhões de reais por ano com o furto de energia. A perda corresponde a 23% do faturamento anual da companhia. Desde a privatização, em novembro de 1996, a empresa vinha investindo no combate ao furto sem obter sucesso.

Num recente encontro da área de distribuição de energia, os executivos da empresa apresentaram resultados de uma solução tecnológica que consegue combater o furto. O sistema, denominado Rede Distribuição Aérea Transversal (Dat), entre outras medidas desloca a fiação para uma altura em que cortes e ligações somente podem ser feitos com o uso de caminhão com braço e caçamba, inviabilizando o "gato". No caso exibido pelos executivos da Cerj, as perdas de energia caíram de 53% para até 9,5% em bairros de São Gonçalo, município próximo a Niterói.

Até 2007, a Cerj planeja investir 420 milhões de reais para estender a Rede Dat no atendimento a 600 000 clientes de sua área.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula assina decreto para impulsionar indústria e Alckmin vê medida como ajuda contra tarifaço

'Taxa das blusinhas' avança pela América Latina contra e-commerce da China

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA de 2025 para 4,86%

LRCap 2026: governo abre consulta pública para leilão que mexe com futuro do setor energético