Economia

China propõe comprar US$ 70 bilhões adicionais de bens americanos

Proposta foi feita durante 3ª rodada de negociações no último fim de semana em Pequim entre funcionários chineses de alto escalão e uma delegação americana

EUA e China: Em 2017, as exportações de mercadoria americana para a China representaram 130,136 bilhões de dólares (Feng Li/Reuters)

EUA e China: Em 2017, as exportações de mercadoria americana para a China representaram 130,136 bilhões de dólares (Feng Li/Reuters)

A

AFP

Publicado em 6 de junho de 2018 às 22h08.

Última atualização em 6 de junho de 2018 às 22h20.

A China propôs comprar quase 70 bilhões de dólares adicionais de bens americanos se a administração de Donald Trump abandonar a sua ameaça de impor tarifas sobre 50 bilhões de dólares de produtos chineses, confirmou um funcionário do governo americano nesta quarta-feira (6).

A proposta foi feita durante a terceira rodada de negociações no último fim de semana em Pequim entre funcionários chineses de alto escalão - liderados por Liu He, assessor econômico do presidente Xi Jinping - e uma delegação americana comandada pelo secretário de Comércio, Wilbur Ross, revelou o Wall Street Journal na terça-feira.

As compras adicionais incluem soja, gás natural, petróleo bruto e carvão, confirmou nesta quarta um funcionário da administração Trump à AFP.

"Nenhum acordo final foi assinado por ambas as partes. Não temos mais informação por enquanto", disse um porta-voz do Departamento de Comércio.

Em 2017, as exportações de mercadoria americana para a China representaram 130,136 bilhões de dólares, de acordo com estatísticas do Departamento de Comércio. Outros 70 bilhões representariam um salto de mais de 53,8%.

O déficit comercial dos Estados Unidos somente para bens foi de mais de 375 bilhões de dólares em 2017. A Casa Branca exige que Pequim o reduza em 200 bilhões, mas até agora a China se negou.

Acompanhe tudo sobre:ChinaComércio exteriorDiplomaciaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Guerras comerciais

Mais de Economia

INSS recebeu 480,6 mil pedidos de devolução de descontos no primeiro dia para solicitações

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias

Governo estuda 'janela de oportunidade' para nova emissão de títulos verdes, diz Dario Durigan