Economia

China tem permitido maior valorização do iuane, diz FMI

Fundo defende que o país mantenha a valorização da moeda nos próximos tempos

"As autoridades chinesas precisam continuar a permitir que seu câmbio se valorize", defendeu o FMI (Wikimedia Commons/EXAME.com)

"As autoridades chinesas precisam continuar a permitir que seu câmbio se valorize", defendeu o FMI (Wikimedia Commons/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de janeiro de 2012 às 15h44.

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou um relatório hoje no qual afirma que a China está permitindo que o iuane se valorize em um ritmo mais rápido do que o observado anteriormente, mas que o país precisa continuar a impulsionar o valor da sua moeda, para que ela atinja níveis que reflitam os fundamentos do mercado.

Segundo o FMI, nos últimos três meses a China permitiu que o iuane se valorizasse a uma taxa anualizada de 19%, levando em conta a inflação. Em 2011, a valorização ficou em 8%. "As autoridades chinesas precisam continuar a permitir que seu câmbio se valorize, para chegar mais perto de um equilíbrio, além de avançar com a reforma do setor financeiro", diz o fundo no documento enviado ao G-20. "Esses dois elementos são ingredientes essenciais - quiçá pré-requisitos - para a transformação do modelo de crescimento econômico da China".

Ontem, o FMI havia afirmado, no seu relatório Previsão Econômica Global, que os desequilíbrios comercias da China permanecem "apreciáveis". O Fundo espera que o superávit comercial do país aumente para 5,6% este ano, de 5,4% em 2011. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioChinaFMIIuaneMoedas

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron