Economia

Chipre adia para terça debate sobre plano de resgate da UE

O plano prevê uma impopular taxa sobre os depósitos bancários


	Pilha de moedas de euro: este é o segundo adiamento da votação, prevista inicialmente para domingo e depois para segunda-feira, sobre o plano
 (©afp.com / Philippe Huguen)

Pilha de moedas de euro: este é o segundo adiamento da votação, prevista inicialmente para domingo e depois para segunda-feira, sobre o plano (©afp.com / Philippe Huguen)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2013 às 10h00.

Nicosia - O debate parlamentar no Chipre sobre o plano de resgate europeu para a ilha, que prevê uma impopular taxa sobre os depósitos bancários, foi adiado de segunda-feira para terça-feira, anunciou o presidente do Parlamento, Yiannakis Omiru.

A votação deve acontecer na terça-feira às 16H00 GMT (13H00 de Brasília), informou Omiru.

Este é o segundo adiamento da votação, prevista inicialmente para domingo e depois para segunda-feira, sobre o plano, que prevê taxas de até 9,9% sobre os depósitos bancários.

O governo da Alemanha afirmou nesta segunda-feira que o Chipre deve decidir por conta própria as modalidades de financiamento de sua contribuição ao plano de resgate.

"Como o Chipre financia sua contribuição, como a distribui, isto é assunto do governo cipriota", afirmou Steffen Seibert, porta-voz da chanceler Angela Merkel.

"Partimos do princípio de que este programa contribuirá para calmar a zona do euro", disse em seguida o porta-voz do ministério das Finanças, Martin Kotthaus.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaImpostosLeãoChipre

Mais de Economia

Alckmin celebra corte de tarifas dos EUA, mas cobra fim da sobretaxa

Haddad cobra votação de projeto que pune devedor contumaz na Câmara

PIB cresce em todos os estados em 2023; Acre, MS e MT lideram avanço

Número dos que procuram emprego há 2 anos cai 17,8% em 2025, diz IBGE