Economia

CNDL: Copa prejudica números do varejo em junho

Brasília - A realização da Copa do Mundo de futebol e a forte base de comparação de maio, em função do Dia das Mães, levaram os números de junho a serem mais fracos para o varejo, segundo o economista da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Fernando Sasso. Enquanto foi registrado aumento da inadimplência no […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - A realização da Copa do Mundo de futebol e a forte base de comparação de maio, em função do Dia das Mães, levaram os números de junho a serem mais fracos para o varejo, segundo o economista da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Fernando Sasso. Enquanto foi registrado aumento da inadimplência no mês passado ante maio (5,59%), houve redução do volume de consultas (-5,43%), termômetro usado para medir as vendas do setor. "Sempre ocorre movimento mais cauteloso em anos de Copa. E junho foi fraco, apesar do Dia dos Namorados", salientou Sasso.

Além de o consumidor apresentar menos disposição para as compras durante o mundial, nos dias de jogo o comércio, de forma geral, costuma fechar as portas ou, pelo menos, trabalhar em horários reduzidos. O economista lembrou que a comparação dos números com o mês anterior também fica prejudicada porque a segunda melhor data do ano para o comércio é o Dia das Mães, em maio. Além disso, ele comentou que o dado de junho sofreu também com o chamado "efeito calendário", já que o mês contou com dois dias a menos do que maio. "Mas este é um movimento sazonal, atípico", garantiu.

Na comparação feita com idêntico período do ano passado, no entanto, houve aumento do volume de consultas, segundo dados da CNDL, de 9,24%. A inadimplência seguiu em alta, de 1,17%. No ano os números continuam favoráveis para o setor, com aumento das consultas de 7,88% no primeiro semestre do ano e queda de 1,51% na inadimplência ante idêntico período de 2009.
 

Acompanhe tudo sobre:ComércioConsumidoresCopa do MundoEsportesFutebolVarejo

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron