Economia

Comissão Europeia dobra previsão de crescimento para Espanha

Comissão Europeia dobrou hoje suas previsões de crescimento da economia espanhola para 2014 e projetou um aumento de 1% do Produto Interno Bruto


	Bandeiras da Espanha em Madri: Executivo comunitário considerou que a recuperação da Espanha "se fortalecerá nos próximos trimestres"
 (Angel Navarrete/Bloomberg)

Bandeiras da Espanha em Madri: Executivo comunitário considerou que a recuperação da Espanha "se fortalecerá nos próximos trimestres" (Angel Navarrete/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2014 às 11h06.

Bruxelas - A Comissão Europeia dobrou hoje suas previsões de crescimento da economia espanhola para 2014 e projetou um aumento de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto o desemprego se reduzirá até 25,7%.

O Executivo comunitário considerou que a recuperação da Espanha "se fortalecerá nos próximos trimestres" graças ao aumento da confiança e a "certa" melhora nas condições de financiamento, embora advertiu que o alto nível de dívida e de desemprego "pesa" ainda no crescimento.

A Comissão Europeia alertou ainda para o "risco" que significaria para a Espanha "uma desaceleração maior do que a esperada nas economias emergentes e, em particular, na América do Sul", em função da "significativa" exposição dos bancos espanhóis a estes países.

A comissão assinalou que a economia espanhola começou a levantar voo no último trimestre de 2013 -ano para o qual suavizou a queda do PIB em um décimo, para 1,2%- e que a decolagem "se consolidará durante o presente ano, para "ganhar algum impulso adicional em 2015".

O Executivo europeu mantém que a economia espanhola crescerá 1,7% em 2015, ao mesmo tempo em que prevê uma redução do crescimento das exportações, que nos meses anteriores foram o principal impulso para a economia do país.

O crescimento será favorecido pela demanda interna, que deverá "ganhar impulso" nos próximos trimestres, enquanto as exportações se manterão em um patamar positivo, dando lugar a uma "composição de crescimento mais equilibrada".

Em relação ao desemprego, após o índice chegar no primeiro trimestre de 2013 a um máximo de 27,2% da população ativa, a comissão considera que a destruição de emprego está chegando ao fundo do poço e que o emprego começará a aumentar em 2014.

Para este ano o Executivo europeu prevê que o indicador se situará em 25,7% e em 2015 em 24,6%.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoEspanhaPIB

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis