Economia

Confiança do comércio recua 7,3%

"Passado o período de feriados da Copa do Mundo, a aceleração das vendas em julho e agosto parece ter sido mais fraca do que o esperado", avaliou FGV


	Comércio: Índice de Expectativa também caiu 4,3% nos 3 meses até agosto ante igual período de 2013
 (Divulgação/Grupo Paquetá)

Comércio: Índice de Expectativa também caiu 4,3% nos 3 meses até agosto ante igual período de 2013 (Divulgação/Grupo Paquetá)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2014 às 10h58.

Rio - A confiança do empresário do comércio evoluiu em um ritmo desfavorável no trimestre encerrado em agosto. O Índice de Confiança do Comércio (Icom), divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quinta-feira, 28, caiu 7,3% na comparação com igual período de 2013.

Em julho, a taxa trimestral interanual havia ficado negativa em 6,3%. "Passado o período de feriados relacionados à Copa do Mundo, a aceleração das vendas em julho e agosto parece ter sido mais fraca do que o esperado. Este desapontamento, associado às chances reduzidas de mudanças no curtíssimo prazo, mantém o cenário de baixo crescimento para o setor até o final do ano", avaliou a FGV, em nota.

No trimestre até agosto, o Icom ficou em 113,3 pontos. Em igual período de 2013, o indicador havia ficado em 122,2 pontos. O resultado decorreu da combinação de piora do quadro atual e melhora das expectativas em relação aos meses seguintes.

O Índice de Expectativa (IE-COM) caiu 4,3% nos três meses até agosto ante igual período de 2013. Até julho deste ano, a queda era de 4,7%, na mesma base.

O Índice da Situação Atual (ISA-COM), por sua vez, teve queda de 12,1% no trimestre até agosto em relação a igual período do ano passado. Em julho, a variação trimestral havia sido de -8,9% na mesma comparação.

Na média de junho a agosto, 11,7% das empresas consultadas avaliaram o nível atual de demanda como forte (contra 16,4% em igual período do ano anterior), e 29,6% como fraca (contra 23,1% na mesma base).

Os porcentuais também são maiores do que o observado em julho deste ano. A coleta de dados para a edição de agosto da sondagem foi realizada entre os dias 4 e 26 deste mês e obteve informações de 1.137 empresas.

Acompanhe tudo sobre:ComércioConfiançaEmpresasFGV - Fundação Getúlio VargasNível de confiançaVendas

Mais de Economia

Governo estuda comprar alimentos que perderiam mercado nos EUA, diz Haddad

Haddad diz que fala de Trump sobre possível contato com Lula após tarifaço é 'ótima'

Lula cobra ministros e Galípolo sobre demora para lançamento de programa habitacional

Haddad diz que governo não deve retaliar EUA e vai anunciar medidas na próxima semana