Economia

Confiança na zona do euro cai em outubro, mas segue positiva

Índice da confiança do investidor ficou em 6,1 pontos, ante 6,5 pontos em setembro


	Investimento: Sentix disse que os 907 investidores pesquisados entre 2 e 5 de outubro estavam no nível mais otimista em relação à situação atual desde o mesmo mês dois anos atrás
 (dreamstime.com)

Investimento: Sentix disse que os 907 investidores pesquisados entre 2 e 5 de outubro estavam no nível mais otimista em relação à situação atual desde o mesmo mês dois anos atrás (dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 08h28.

Berlim - A confiança na zona do euro caiu em outubro depois de alcançar seu segundo maior nível histórico em setembro, mas se manteve em território positivo pelo segundo mês consecutivo, mostrou na segunda-feira pesquisa do grupo Sentix.

O índice da confiança do investidor ficou em 6,1 pontos, ante 6,5 pontos em setembro. O dado ficou abaixo da estimativa de analistas consultados pela Reuters que previam 8,0 pontos.

Em setembro, o índice passou ao terreno positivo pela primeira vez em mais de dois anos e viu seu segundo avanço mais forte desde que foi criado em 2003. "Depois desse salto recorde, houve uma ligeira queda de 0,4 ponto em outubro e isso deve ser interpretado como estabilidade em um nível que é saudável", afirmou o Sentix em comunicado.

"Isso significa que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na zona do euro provavelmente se normalizou no atual trimestre já que o índice geral tem um valor de zero. Significa que o otimismo e o pessimismo sobre a economia estão em equilíbrio", acrescentou.

O Sentix disse que os 907 investidores pesquisados entre 2 e 5 de outubro estavam no nível mais otimista em relação à situação atual desde o mesmo mês dois anos atrás, com o subíndice sobre isso crescendo para -8,5, de -8,8 no mês passado.

Mas eles se tornaram mais pessimistas sobre o futuro. O subíndice que avalia as expectativas caiu para 21,8, dos 23,0 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:ConfiançaZona do EuroNível de confiança

Mais de Economia

Governo prorroga até fevereiro prazo para aposentados pedirem descontos indevidos do INSS

Boletim Focus: mercado mantém expectativa do IPCA em 2025, 2026, 2027 e 2028

INSS receberá mais R$ 224 mi para manter agências e pagar bônus aos servidores

OCDE: 55% dos trabalhadores da América Latina estão na informalidade