Economia

Congresso dos EUA aprova acordo e encerra paralisação do governo

Pacote de financiamento e orçamento provisórios, aprovado por 240 a 186 votos na Câmara, irá em seguida para a sanção do presidente Donald Trump

Congresso dos EUA: paralisação, que começou à meia-noite, foi a segunda neste ano sob o Congresso controlado por republicanos e Trump (Mladen Antonov/AFP)

Congresso dos EUA: paralisação, que começou à meia-noite, foi a segunda neste ano sob o Congresso controlado por republicanos e Trump (Mladen Antonov/AFP)

R

Reuters

Publicado em 9 de fevereiro de 2018 às 09h55.

Washington - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos seguiu o Senado na manhã desta sexta-feira e aprovou um projeto de lei para acabar com uma paralisação federal que começou à meia-noite de quinta-feira, salvando republicanos de mais constrangimento e evitando sérias interrupções em atividades do governo.

O pacote de financiamento e orçamento provisórios, aprovado por 240 a 186 votos, irá em seguida para a sanção do presidente Donald Trump.

A Casa Branca disse, em comunicado, que Trump irá sancionar a lei, que ampliará o financiamento do governo até o dia 23 de março.

A paralisação, que começou à meia-noite, foi a segunda neste ano sob o Congresso controlado por republicanos e Trump, do mesmo partido e que desempenhou pequeno papel nas tentativas de líderes partidários, no início desta semana, para acabar com meses de disputas fiscais.

Um cuidadosamente elaborado pacote bipartidário de financiamento provisório e orçamento foi apresentado com confiança no início desta semana por líderes do Senado, que previram uma aprovação rápida antes do prazo de meia-noite de quinta-feira.

Mas, em uma reviravolta, o prazo foi perdido porque o senador republicano do Estado de Kentucky Rand Paul, se opondo a um déficit orçamentário no projeto de lei, se manifestou durante discurso de nove horas no plenário, que líderes não puderam interromper.

A discordância de Paul arrastou os procedimentos no Senado até a madrugada, ultrapassando o prazo e destacando a persistente inabilidade do Congresso e de Trump de lidar eficientemente com a obrigação fiscal mais básica de Washington para manter o governo funcionando.

"As maiorias republicanas na Câmara e no Senado transformaram o processo (orçamentário) em um espetáculo constrangedor, correndo de uma crise diretamente para a próxima", disse a parlamentar democrata Nita Lowey antes da votação na Câmara.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Orçamento federal

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron