Economia

Congresso recebe relatório de reestimativas do Orçamento 2010

A Mesa Diretora do Congresso recebeu nesta sexta-feira (19) o relatório bimestral do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sobre as reestimativas de receitas e despesas. O ministro havia anunciado ontem um contingenciamentoBloqueio de despesas previstas no Orçamento Geral da União. Procedimento empregado pela administração federal para assegurar o equilíbrio entre a execução das despesas e […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

A Mesa Diretora do Congresso recebeu nesta sexta-feira (19) o relatório bimestral do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sobre as reestimativas de receitas e despesas. O ministro havia anunciado ontem um contingenciamentoBloqueio de despesas previstas no Orçamento Geral da União. Procedimento empregado pela administração federal para assegurar o equilíbrio entre a execução das despesas e a disponibilidade efetiva de recursos. As despesas são bloqueadas a critério do governo, que as libera ou não dependendo da sua conveniência. de R$ 21,8 bilhões no Orçamento. O relatório deve ser lido na segunda-feira (22) e depois encaminhado para a Comissão Mista de Orçamento.

Segundo o líder do governo na Comissão de Orçamento, deputado Gilmar Machado (PT-MG), o governo bloqueou momentaneamente os recursos e vai liberá-los ao longo do ano. O líder avalia que, caso a arrecadação continue nos patamares de janeiro e fevereiro, o dinheiro será desbloqueado no terceiro ou no quarto trimestre do ano.

 

Acompanhe tudo sobre:CongressoDívida pública

Mais de Economia

EXCLUSIVO: secretário do Tesouro, Rogério Ceron, é entrevistado da EXAME às 15h desta segunda-feira

Boletim Focus: mercado eleva novamente estimativas do IPCA para 2025 e 2026

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia