Economia

Conselho da Previdência reduz teto dos juros do consignado para aposentados do INSS; veja nova taxa

Para justificar a decisão, o Ministério da da Previdência Social afirmou que a taxa básica de juros, a Selic, foi reduzida de 13,75% para 13,25% ao ano na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom)

Consignado: O conselho é composto por representantes do governo, aposentados e pensionistas, trabalhadores em atividade e empresas (RafaPress/Getty Images)

Consignado: O conselho é composto por representantes do governo, aposentados e pensionistas, trabalhadores em atividade e empresas (RafaPress/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 17 de agosto de 2023 às 16h20.

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu nesta quinta-feira, 17, reduzir o teto de juros cobrados no empréstimo consignado a beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A queda foi de 1,97% ao mês para 1,91% para aposentados e pensionistas. A decisão foi tomada por 13 votos a 1. O representante da Febraban foi o único que votou contra a redução.

No caso das contratações feitas por meio de cartão de crédito consignado, o teto estava em 2,89% ao mês e foi aprovada redução para 2,83%. A decisão será publicada no Diário Oficial da União. Depois, o INSS vai publicar normativo interno adotando as medidas necessárias para a operacionalização da mudança para os segurados. Com a publicação da nova instrução normativa pelo INSS, ficará proibida a oferta de empréstimos e cartões com taxas superiores ao teto.

Para justificar a decisão, o Ministério da da Previdência Social afirmou que a taxa básica de juros, a Selic, foi reduzida de 13,75% para 13,25% ao ano na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). O CNPS é composto por representantes do governo, aposentados e pensionistas, trabalhadores em atividade e empresas.

"A medida vai de encontro à redução da taxa básica dos juros, feito recentemente pelo Banco Central e teve 14 votos favoráveis e apenas um contrário", afirmou no Twitter o ministro da pasta, Carlos Lupi, que também é presidente do conselho.

Os bancos vão reduzir os juros do consignado?

A decisão estipula somente o teto dos juros, a taxa cobrada fica a cargo das instituições financeiras. Logo após a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), no início deste mês, o Banco do Brasil e a Caixa anunciaram redução da taxa do consignado do INSS para, respectivamente, 1,77% e 1,70% ao mês.

Em março, o governo chegou a baixar o teto para 1,70% ao mês, mas teve de voltar atrás, após pressão dos bancos, que suspenderam a oferta da linha.

Acompanhe tudo sobre:Crédito consignadoJuros

Mais de Economia

Justiça proíbe financeiras de bloquearem celulares dados em garantia para empréstimos

Banco Central divulga incidente de segurança envolvendo dados cadastrais de chaves Pix

IPCA de abril desacelera e fica em 0,43%; inflação acumulada de 12 meses sobe para 5,53%

BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões; veja o que muda