Economia

Consumidor quer economizar no Natal, indica Boa Vista

Pesquisa apontou que 80% dos entrevistados pretendem gastar menos dinheiro com os presentes


	Criança em vitrine de natal: levantamento mostrou ainda que 87% dos consumidores têm intenção de presentear neste Natal
 (Getty Images)

Criança em vitrine de natal: levantamento mostrou ainda que 87% dos consumidores têm intenção de presentear neste Natal (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 12h58.

São Paulo - Os consumidores pretendem economizar em suas compras para o Natal deste ano. A afirmação consta na pesquisa "Perspectivas e Compras para Natal e Final de Ano 2013", que apontou que 80% dos entrevistados pretendem gastar menos dinheiro com os presentes. Além disso, 74% disseram que comprarão menos presentes em comparação ao Natal passado.

O levantamento, elaborado pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), divulgado nesta sexta-feira, mostrou ainda que 87% dos consumidores têm intenção de presentear neste Natal e que 57% pretendem gastar até R$ 50 por pessoa, com 34% dando presentes para 3 a 4 pessoas. Além disso, 68% afirmam que a ceia deste ano estará igual ou mais farta que a de 2012.

Segundo a pesquisa, a maior parcela dos consumidores (74%) vai pagar suas compras de fim de ano à vista, em dinheiro (50%), com débito no cartão (37%), com cartão de crédito (9%) e por meio de carnê, boleto ou cheque (5%). Os 26% que pretendem parcelar afirmam que vão utilizar principalmente (82%) o cartão de crédito como forma de pagamento.

A estimativa da Boa Vista, é de que as vendas no Natal este ano registrem um crescimento abaixo do ano passado. "Acreditamos em expansão de 2% ou 3%, um pouco abaixo dos 4% de 2012. Não vai ser um Natal ruim, mas percebemos o consumidor mais cauteloso", afirmou Fernando Consenza, diretor de sustentabilidade do SCPC.

Ainda de acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados declaram que pretendem quitar dívidas pendentes ou em atraso com o dinheiro do 13º salário e 67% que poupariam, se pudessem, uma parte ou todo esse dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:Boa Vista SCPCComércioConsumidoresConsumoEmpresasNatalVarejo

Mais de Economia

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias

Governo estuda 'janela de oportunidade' para nova emissão de títulos verdes, diz Dario Durigan

Trump diz que Fed deve reduzir os juros como Europa e China já fizeram