Economia

Consumo das famílias cai 1,5% no 3º tri ante 2º tri

Bolso vazio e mãos fechadas: na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo das famílias mostrou queda de 4,5%


	Bolso vazio e mãos fechadas: na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo das famílias mostrou queda de 4,5%
 (Getty Images)

Bolso vazio e mãos fechadas: na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo das famílias mostrou queda de 4,5% (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2015 às 11h00.

Rio - O consumo das famílias caiu 1,5% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou nesta terça-feira, 1, os resultados das Contas Nacionais Trimestrais.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo das famílias mostrou queda de 4,5%.

O consumo do governo, por sua vez, subiu 0,3% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2014, o consumo do governo mostrou queda de 0,4%.

As exportações contabilizadas no Produto Interno Bruto (PIB) diminuíram 1,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2015. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, as exportações mostraram alta de 1,1%.

As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, recuaram 6,9% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2014, as importações caíram 20%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial.

No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Taxa de poupança

A taxa de poupança da economia brasileira ficou em 15% no terceiro trimestre de 2014, segundo dados divulgados nesta terça pelo IBGE. Já a taxa de investimento ficou em 18,1% no período.

FBCF

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) caiu 4,0% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2015. Na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a FBCF mostrou queda de 15%.

Ainda segundo o IBGE, a taxa de investimento (FBCF/PIB) ficou em 18,1% no terceiro trimestre de 2015.

Acompanhe tudo sobre:ConsumoFamíliaPIBPIB do Brasil

Mais de Economia

Alesp aprova aumento do salário mínimo paulista para R$ 1804; veja quem tem direito

PF faz busca e apreensão em investigação contra fraudes no INSS em descontos de aposentadorias

Governo estuda 'janela de oportunidade' para nova emissão de títulos verdes, diz Dario Durigan

Trump diz que Fed deve reduzir os juros como Europa e China já fizeram