Economia

Consumo das famílias tem maior queda desde 1997

Segundo dados do IBGE, números mostram retração de 2,7% em relação a 2014


	Consumo familiar: influenciaram no resultado fatores como a inflação, níveis piores de emprego e renda na comparação com o ano passado
 (AdNews)

Consumo familiar: influenciaram no resultado fatores como a inflação, níveis piores de emprego e renda na comparação com o ano passado (AdNews)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2015 às 15h28.

Rio de Janeiro - O consumo das famílias no Produto Interno Bruto do segundo trimestre (abril, maio e junho) de 2015 teve a maior queda desde 1997 em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (28) os números, que mostram uma retração de 2,7% em relação a 2014.

Na série histórica iniciada em 1996, o desempenho apresentado no último trimestre só não é pior que o do quatro trimestre de 1997.

Na avaliação do IBGE, influenciaram este resultado fatores como a inflação e o crescimento do crédito abaixo dela, além de níveis piores de emprego e renda na comparação com o ano passado.

"Essa conjuntura fez com que o consumo das famílias caísse, em especial na parte dos bens duráveis", analisou a coordenadora de contas nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Palis.

A queda da demanda interna se refletiu também nas importações, assim como o câmbio, que teve uma desvalorização de 38% entre o segundo trimestre do ano anterior e os meses de abril, maio e junho deste ano.

As importações caíram 11,7% no período, enquanto as exportações subiram 7,5%.

A queda das importações se deu principalmente nos veículos automotores, nos equipamentos eletrônicos, nas máquinas e equipamentos e nas viagens e transportes.

Por outro lado, as exportações cresceram com o desempenho dos setores de petróleo e carvão, siderurgia, metalurgia e veículos automotores.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresConsumoeconomia-brasileiraEmpregosFamíliarenda-pessoalVendas

Mais de Economia

Países da Opep decidem aumentar produção de petróleo em junho, diz agência

Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

Após crise por fraude no INSS, Carlos Lupi entrega cargo de ministro da Previdência

13º do INSS: pagamento para que ganha acima de um salário mínimo começa nesta sexta-feira