Repórter
Publicado em 25 de julho de 2025 às 16h33.
Última atualização em 25 de julho de 2025 às 16h51.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 25, que a bandeira vermelha nível 2 será acionada para o mês de agosto. Com isso, as contas de energia elétrica terão um adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
O sistema de bandeiras tarifárias pretende sinalizar ao consumidor os custos reais da geração de energia elétrica. Quando a geração se torna mais cara, por causa do acionamento de usinas termelétricas – que são mais onerosas –, a cobrança extra é automaticamente aplicada nas contas de luz.
Segundo a Aneel, o motivo para o acionamento da bandeira vermelha nível 2 é o baixo volume de chuvas, que reduz os reservatórios das hidrelétricas, forçando a utilização das termelétricas.
O sistema de bandeiras, de responsabilidade da Aneel, sinaliza as condições de geração de energia no país. Quando há escassez de chuvas e as hidrelétricas geram menos energia, é necessário acionar as termelétricas, que têm custos mais altos.
Dessa forma, as bandeiras tarifárias são acionadas conforme as condições da geração:
Com a bandeira vermelha nível 2 acionada, os consumidores terão um impacto direto em suas contas de energia em razão dos custos elevados da geração de energia neste cenário.