Economia

Contração da atividade na Eurozona caiu em dezembro

A maior contribuição para esse resultado é da Alemanha, que voltou a crescer


	Moedas de euro sobre a bandeira da União Europeia: segundo economista, os resultados deixam entrever uma possível atenuação da recessão atravessada pela Eurozona
 (©afp.com / Philippe Huguen)

Moedas de euro sobre a bandeira da União Europeia: segundo economista, os resultados deixam entrever uma possível atenuação da recessão atravessada pela Eurozona (©afp.com / Philippe Huguen)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 13h02.

Bruxelas - A contração da atividade na Eurozona caiu em dezembro graças à Alemanha, que voltou a crescer, e embora países como França, Itália e Espanha permaneçam afundados na recessão, segundo o gabinete Markit, que elabora o índice PMI.

O índice PMI, publicado nesta sexta-feira, foi de 47,2 pontos na Eurozona em dezembro, levemente inferior ao de uma primeira estimativa e muito superior ao de novembro (46,5).

Quando o índice supera os 50 pontos significa que a atividade cresce, e quando está abaixo mostra que ela se contrai.

Estes resultados "deixam entrever uma possível atenuação da forte recessão atravessada pela Eurozona", afirma Chris Williamson, economista-chefe do Markit.

De fato, "nas quatro principais economias da região, os índices PMI nacionais registraram em dezembro os níveis mais altos em vários meses, o que demonstra que a contração se desacelera na França, Itália e Espanha e a atividade se estabiliza na Alemanha".

Na Alemanha, primeira economia da Europa, o índice foi de 50,3 em dezembro, seu nível mais alto em oito meses. Na Itália, foi de 45,7, o nível mais alto em 11 meses. Na Espanha era de 43,9, seu nível mais alto em nove meses, enquanto a França registrava 44,6, o maior valor em quatro meses.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrises em empresasEuropaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Economia

Marcio Macêdo diz que não há ‘desabono’ sobre conduta de Lupi no caso das fraudes do INSS

Lula endossa discussão sobre fim da escala 6X1 e diz que governo 'desmontou' esquema no INSS

Após escândalo de fraude, Lula escolhe novo presidente do INSS; saiba quem é

Governo define regras para uso do Orçamento de 2025 e impõe ritmo mais controlado para os gastos