Economia

Copom inicia reunião para definir taxa básica de juros

A mediana das expectativas de instituições financeiras é que a Selic volte a ser elevada em 0,5 ponto percentual


	Reunião do Copom: em abril, o Comitê de Política Monetária elevou os juros básicos em 0,25 ponto percentual. Atualmente, a Selic está em 8% ao ano
 (Agência Brasil)

Reunião do Copom: em abril, o Comitê de Política Monetária elevou os juros básicos em 0,25 ponto percentual. Atualmente, a Selic está em 8% ao ano (Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2013 às 07h02.

Brasília – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza hoje (9) e amanhã a quinta reunião do ano para definir a taxa básica de juros, a Selic.

A mediana das expectativas (que desconsidera os extremos nas projeções) de instituições financeiras é que a Selic volte a ser elevada em 0,5 ponto percentual, como ocorreu na reunião anterior, em maio.

Em abril, o Copom elevou os juros básicos em 0,25 ponto percentual. Atualmente, a Selic está em 8% ao ano.

O BC voltou a elevar a taxa básica este ano devido ao aumento da inflação. Quando os preços estão em alta, o Copom aumenta a Selic para conter a demanda por bens e serviços e estimular a poupança.

Com isso, a tendência é que a inflação ceda. Mesmo assim, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar acima do centro da meta (4,5%), mas dentro do limite superior (6,5%).

De acordo com expectativas do mercado financeiro, o IPCA deve fechar este ano em 5,81%. A previsão do BC é 6%. Em 12 meses encerrados em junho, o IPCA chegou a 6,7%.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroEstatísticasIndicadores econômicosBanco CentralJurosSelicCopom

Mais de Economia

Câmara dos Deputados aprova PEC que proíbe extinção de tribunais de contas

Aneel recomenda ao governo renovar concessão da Light no Rio por 30 anos

SP gera quase 500 mil vagas de emprego nos primeiros 9 meses de 2025