Economia

Decisão da China de flexibilizar iuane é bem-vinda, diz Meirelles

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou neste domingo que o anúncio do Banco Central Chinês de flexibilizar o iuan é bem-vindo. Em comunicado, ele disse que a decisão "demonstra a disposição do governo da China de contribuir para um maior equilíbrio econômico global". Entretanto, disse Meirelles, é preciso aguardar os próximos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2010 às 17h20.

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou neste domingo que o anúncio do Banco Central Chinês de flexibilizar o iuan é bem-vindo.

Em comunicado, ele disse que a decisão "demonstra a disposição do governo da China de contribuir para um maior equilíbrio econômico global". Entretanto, disse Meirelles, é preciso aguardar os próximos desdobramentos.

O Banco Central Europeu (BCE) também afirmou neste domingo que a decisão da China é positiva e encorajou Pequim a permitir maior flexibilização. Além disso, líderes dos Estados Unidos, Japão e do Fundo Monetário Internacional (FMI) também receberam a notícia de forma positiva.

No sábado, o BC chinês afirmou que tornaria a sua moeda mais flexível, sinalizando que acabaria com 23 meses de um câmbio fixo frente ao dólar. Neste domingo, contudo, a autoridade monetária do país asiático explicou que manterá o iuan em um nível praticamente estável, sugerindo que o novo regime cambial do país será parecido com o antigo.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesÁsiaCâmbioMoedasChinaHenrique MeirellesExecutivos brasileirosIuane

Mais de Economia

Por que o PIB do Brasil desacelerou no segundo trimestre?

Brasil registra a 32ª maior alta do PIB no mundo no 2º trimestre de 2025; veja ranking

5 pontos que explicam a redução do crescimento do PIB no 2º tri, segundo a Fazenda

PIB do Brasil desacelera e fica em 0,4% no 2º trimestre de 2025