Economia

Déficit comercial acumulado dos EUA é o maior da história

Ainda que as exportações tenham crescido mais que as importações, e o saldo negativo em maio tenha sido menor do que o previsto, déficit em 12 meses supera meio trilhão de dólares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h49.

Abaixo das expectativas, mas ainda preocupante. O saldo comercial dos Estados Unidos foi deficitário em 46 bilhões de dólares em maio, 2 bilhões abaixo das projeções do mercado, mas suficiente para emplacar outro recorde negativo da balança americana: 508,8 bilhões de dólares no vermelho, no saldo acumulado em 12 meses.

As exportações avançaram mais do que as importações (crescimento de 3,36%, contra 0,58%). Mas ainda estão longe de sequer empatar as contas. Em valores, foram 97,1 bilhões em vendas e 143,1 bilhões em compras.

Os itens exportados que contribuíram para o desempenho das exportações americanas no mês foram bens de capital, com 1,7 bilhão de dólares e matéria-prima industrial, com 1 bilhão. O saldo com a China atingiu 12,1 bilhões de dólares negativos, 100 milhões a mais do que em abril. Com a União Européia, houve melhora. O déficit caiu 1,7 bilhão, para 7,9 bilhões de dólares. 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

BNDES anuncia linha de crédito de R$ 3 bilhões para mitigar efeitos do tarifaço de Trump

BNDES desembolsa R$ 54,6 bi no primeiro semestre, alta de 11% ante 2024

Rui Costa diz que tarifaço de Trump 'inviabiliza' novas exportações para mercado americano

Economia da Argentina dá sinais de desaceleração após crescer no 1º semestre