Economia

Déficit das regiões espanholas foi de 0,93% do PIB

Nos primeiros nove meses de 2012, as regiões espanholas registraram um déficit de 9,790 bilhões de euros


	Moedas de euro sobre bandeira da UE: o Governo espanhol definiu com a União Europeia um objetivo de déficit público de 6,3% do PIB para o conjunto das administrações
 (Philippe Huguen/AFP)

Moedas de euro sobre bandeira da UE: o Governo espanhol definiu com a União Europeia um objetivo de déficit público de 6,3% do PIB para o conjunto das administrações (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de dezembro de 2012 às 18h00.

Madri - O déficit das comunidades autônomas espanholas em seu conjunto atingiu 0,93% do Produto Interno Bruto (PIB) até o mês de setembro, informou nesta terça-feira o ministro da Fazenda e Administrações Públicas espanhol, Cristóbal Montoro.

As autonomias, que alcançaram no primeiro trimestre o equilíbrio orçamentário e que até junho registraram um déficit de 0,77%, têm como objetivo fechar este ano com um desequilíbrio de 1,5% do PIB.

Nos primeiros nove meses de 2012, as regiões espanholas registraram um déficit de 9,790 bilhões de euros, 0,93% do PIB, inferior ao 2,2% registrado no mesmo período do ano anterior.

O ministro da Fazenda disse que este dado, no qual se levam em conta as antecipações do Estado às autonomias, evidencia que está 'na linha' a consecução do objetivo de déficit para este ano.

No entanto, Montoro advertiu que não se pode garantir que as autonomias vão cumprir o objetivo.

Em termos homogêneos, ao descontar o efeito dos adiantamentos das entregas à conta, o déficit das autonomias se elevaria até 11,978 bilhões de euros, o que representa 1,14% do PIB.

O Governo espanhol definiu com a União Europeia um objetivo de déficit público de 6,3% do PIB para o conjunto das administrações para este ano - 1,5% para as comunidades autônomas-, para o que aprovou fortes medidas de economia, com cortes em quase todos os setores, inclusive saúde e educação. 

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaDéficit públicoEspanhaEuropaIndicadores econômicosPIBPiigs

Mais de Economia

Governo publica norma que suspende todos os acordos entre INSS e associações

Lupi defende fim de desconto automático na folha de aposentados para evitar fraudes

Aneel adia novamente reajuste nas contas de luz da Light após diretoria prolongar análise

Regulação do vale-refeição e do vale-alimentação é de alçada do Ministério do Trabalho, diz Galípolo