Economia

Desempenho do varejo dos EUA em março é o melhor em um ano

Com mais dinheiro no bolso graças à restituição de impostos e um pouco mais confiantes em relação ao mercado de trabalho, os americanos foram às compras em março e fizeram as vendas do varejo dos Estados Unidos crescer 1,8%, contra  uma expansão de 1%  no mês  anterior. Foi a maior alta dos últimos 12 meses, informou […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h58.

Com mais dinheiro no bolso graças à restituição de impostos e um pouco mais confiantes em relação ao mercado de trabalho, os americanos foram às compras em março e fizeram as vendas do varejo dos Estados Unidos crescer 1,8%, contra  uma expansão de 1%  no mês  anterior. Foi a maior alta dos últimos 12 meses, informou nesta terça-feira (13/4) o Departamento de Comércio Americano. 

As vendas de carros, que respondem por um quarto das vendas totais do varejo,  puxaram o bom desempenho do setor ao registrar uma alta de 2,1%. Mas todos os demais segmentos juntos registraram um crescimento de 1,7%, um número bem acima do 0,7% estimado pelos economistas.

As vendas de materiais de construção e de jardinagem, por exemplo, cresceram 10,6%, e as lojas de roupas comemoraram um aumento de 1,9% nas vendas, o melhor resultado em mais de um ano. 

O varejo é responsável por cerca de dois terços da economia americana e, por isso, um bom termômetro da sua recuperação. Com a ajuda dele, e dos gastos das empresas, os analistas estimam que o país registrará uma taxa de crescimento de 4,5% no primeiro semestre deste ano. 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA de 2025 para 4,86%

LRCap 2026: governo abre consulta pública para leilão que mexe com futuro do setor energético

Linha de crédito de R$ 30 bi para exportadores afetados pelo tarifaço terá juros de até 0,82% ao mês

Leilão de energia para hidrelétricas atrai R$ 5,4 bilhões em investimentos