Economia

Desemprego; Temporada de balanços…

Segunda-feira 24 – A Fundação Getúlio Vargas publica a prévia da confiança da indústria em outubro. Em setembro, o índice de confiança voltou a subir, após uma pausa em agosto, com melhora tanto das expectativas quanto da avaliação da situação atual do país. – Nos Estados Unidos, ao longo da semana, cerca de 170 companhias […]

Santander: Quanto maior a taxa de carregamento, menor a rentabilidade do plano de previdência (Santander/Divulgação)

Santander: Quanto maior a taxa de carregamento, menor a rentabilidade do plano de previdência (Santander/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2016 às 14h07.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h53.

Segunda-feira 24

– A Fundação Getúlio Vargas publica a prévia da confiança da indústria em outubro. Em setembro, o índice de confiança voltou a subir, após uma pausa em agosto, com melhora tanto das expectativas quanto da avaliação da situação atual do país.

– Nos Estados Unidos, ao longo da semana, cerca de 170 companhias divulgam seus resultados. A operadora de pagamentos Visa publica seu balanço nesta segunda e deve mostrar um aumento no lucro devido à alta dos volumes de pagamentos durante o período.

Terça-feira 25

– A companhia telefônica Vivo apresenta seus resultados do terceiro trimestre. A expectativa é de que seu lucro cresça 12% na comparação anual passando dos 976 milhões de reais “refletindo sinais iniciais de recuperação da economia, estabilidade competitiva e o crescimento do plano Controle da companhia”, afirmam analistas do banco Itaú.

– O Banco Central divulga a ata da reunião do Comitê de Política Monetária realizada nos dias 18 e 19 de outubro, que reduziu a taxa de juros do país pela primeira vez em quatro anos, de 14,25% para 14%.

– Será divulgado também o relatório mensal da dívida pública do mês de setembro. Em agosto, a dívida teve uma leve queda, em termos nominais, de 0,04% e fechou em 2,955 trilhões de reais.

– No exterior será o dia da gigante da tecnologia Apple publicar seu balanço. É esperado que a companhia tenha uma nova queda nas vendas, devido à estagnação na demanda pelo iPhone 6s. A empresa lançou o iPhone 7 em setembro e os investidores estarão atento para as projeções de vendas para este modelo durante o último trimestre – assim como para os efeitos da crise na Samsung. O conglomerado de cosméticos e alimentos P&G e a montadora General Motors também divulgam seus resultados.

Quarta-feira 26

– O Santander será o primeiro banco a divulgar seus resultados neste trimestre no Brasil. Analistas esperam um lucro semelhante ao do mesmo período do ano passado, de 1,7 bilhão de reais.

– Duas fabricantes de papel e celulose publicam seus balanços. Enquanto a Suzano deve apresentar uma queda nos lucros devido à fraca venda de celulose, a Klabin deve se mostrar mais resiliente devido ao inicio de exportação da celulose produzida em sua nova fábrica no Paraná, conhecida como Projeto Puma.

– É dia também de a maior fabricante de cosméticos do Brasil divulgar seus números. É esperado mais uma contração nos lucros da Natura, devido à crise econômica. Analistas do banco Itaú BBA projetam um lucro de 126 milhões de reais – 4% menor que o apresentado de julho a setembro de 2015.

– Entre as companhias que divulgam seus resultados estão ainda a Via Varejo, que reúne operações das casas Bahia e Ponto Frio; a operadora de seguros Sul America, a fabricante de equipamentos elétricos Weg e a administradora de planos odontológicos OdontoPrev.

– Nos Estados Unidos, a montadora de carros elétricos Tesla divulgará resultados que devem mostrar uma alta na entrega do seu modelo Model S e dos veículos elétricos de luxo Model X. Investidores esperam que o presidente da companhia, Elon Musk, dê detalhes sobre seu plano para aquisição da companhia de energia SolarCity. Ainda na quarta-feira, a fabricante de bebidas Coca-Cola apresenta seu balanço.

Quinta-feira 27

– Cerca de 10 empresas brasileiras apresentam seus balanços. Entre elas está o Grupo Pão de Açúcar. Os dados de vendas já publicados pela companhia mostram que a receita subiu 4,4% no terceiro trimestre, em relação a igual período de 2015, para 15,1 bilhões de reais – puxado principalmente pelo varejo alimentar.

– A fabricante de alimentos BRF também apresenta seus resultados e analistas projetam uma queda de 80% nos lucros, que devem ser de 169,3 milhões de reais devido a despesas altas e a valorização do real, que afeta os ganhos com as operações no exterior. Além dela, a farmacêutica Raia Drogasil e as varejistas Hering e Marisa também publicam seus balanços.

– O IBGE divulga a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do trimestre encerrado em setembro. Entre outros números, a pesquisa traz a taxa de desemprego do país, que no trimestre até agosto ficou em 11,8%, com o número de desocupados no país chegando a 12 milhões.

– O Tesouro Nacional divulga o resultado primário do governo central – que reúne as contas do Tesouro, Previdência Social e Banco Central – de setembro. Em agosto, o valor foi um déficit primário de 20,3 bilhões de reais – o pior resultado para o mês desde que a série histórica foi iniciada, em 1997.

– Duas gigantes da tecnologia divulgam seus balanços nos Estados Unidos. A primeira é a Alphabet, controladora do Google. O foco dos investidores deve continuar na capacidade do Google de gerar um forte crescimento em receita com publicidade. Na varejista do comércio eletrônico Amazon, o destaque deve ser o serviço de armazenamento em nuvem da companhia – que deve mostrar mais um crescimento acelerado. Atenção também para os resultados da montadora Ford e das redes sociais LinkedIn e Twitter.

Sexta-feira 28

-A siderúrgica Usiminas será a primeira entre as grandes do país a apresentar seu balanço trimestral. A receita deve mostrar um crescimento de 8%, na comparação anual, e alcançar 2,1 bilhões de reais. O avanço deve acontecer devido à melhora nas vendas domésticas e ao aumento de preços. O conglomerado farmacêutico Hypermarcas deve apresentar resultados resilientes com um aumento de dois dígitos nas vendas.

– Já a empresa de bebidas Ambev não deve trazer bons resultados. Analistas esperam uma queda de 18,5% em seus lucros com o mercado doméstico fraco.

– Fechando a agenda de economia da semana, a Fundação Getúlio Vargas publica o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de setembro. Em agosto, o índice acelerou 0,20%. A expectativa dessa vez é de uma leve alta para 0,21%.

– Nos Estados Unidos, acontece a publicação da prévia do Produto Interno Bruto do país no terceiro trimestre. A expectativa é de que a economia americana apresente um crescimento de 2,5% na comparação anual. No segundo trimestre do ano o crescimento foi de 1,4%.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron