Economia

Diferencial de preço entre café arábica e robusta aumenta

Preços do arábica estão ascendentes por conta da quebra de safra em função da seca em Minas Gerais e São Paulo


	Secagem de grãos de café: diferencial entre os dois cafés, na comparação entre os tipos 6, atingiu em abril 192,68 reais por saca de 60 kg
 (Leandro Moraes)

Secagem de grãos de café: diferencial entre os dois cafés, na comparação entre os tipos 6, atingiu em abril 192,68 reais por saca de 60 kg (Leandro Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 13h57.

São Paulo - O diferencial entre as cotações do café arábica e robusta no Brasil aumentou em abril, na medida em que os preços do primeiro estão ascendentes por conta da quebra de safra em função da seca em Minas Gerais e São Paulo, apontou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta terça-feira.

Já o café robusta, cultivado principalmente no Espírito Santo, que não sofreu as adversidades climáticas registradas nas principais áreas de arábica, tem preços em queda no país, com o desenvolvimento da colheita.

O diferencial entre os dois cafés, na comparação entre os tipos 6, atingiu em abril 192,68 reais por saca de 60 kg, o maior patamar mensal desde janeiro de 2012 Em relação ao robusta tipo 7/8, a diferença foi de 201,65 reais por saca.

"O afastamento nos preços está atrelado à valorização expressiva do arábica, enquanto o robusta recuou no último mês. Este cenário tende a favorecer a demanda pelo robusta por parte das torrefadoras nacionais", afirmou o Cepea, acrescentando que, por enquanto, essa substituição tem sido pontual.

Acompanhe tudo sobre:CaféCommoditiesPreços

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron