Economia

Dilma anuncia contratos de opção para 3 mi de sacas de café

Além dos contratos de opção, presidente anunciou que governo ajudará a financiar a estocagem do café e que recursos para compra por preço mínimo


	Dilma: "Sabemos que a situação internacional é de preços voláteis. Nosso governo tem tomado uma série de medidas para reduzir o efeito negativo num cenário desses"
 (REUTERS/Ueslei Marcelino)

Dilma: "Sabemos que a situação internacional é de preços voláteis. Nosso governo tem tomado uma série de medidas para reduzir o efeito negativo num cenário desses" (REUTERS/Ueslei Marcelino)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2013 às 12h08.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira o lançamento de contratos de opção de venda para 3 milhões de sacas de café, atendendo a uma demanda de produtores em meio à forte queda nos preços no mercado internacional.

A presidente disse que os contratos de opções terão preço fixado em 346 reais, com vencimento previsto em março.

Dilma fez o anúncio em entrevista a rádios locais durante uma visita a Varginha, importante região produtora no sul de Minas Gerais, Estado que colhe o maior volume de café no país.

Fontes ligadas ao setor produtivo haviam antecipado à Reuters a medida prevista pelo governo para apoiar a cafeicultura, com o objetivo de enxugar a oferta em meio à colheita de uma grande safra no Brasil, maior produtor mundial.

"Sabemos que a situação internacional é de preços voláteis. Nosso governo tem tomado uma série de medidas para reduzir o efeito negativo que se tem num cenário desses", disse a presidente na entrevista.

Além dos contratos de opção, a presidente anunciou ainda que o governo ajudará a financiar a estocagem do café e que está disponibilizando imediatamente os recursos para a compra do café pelo preço mínimo, conforme apontado em plano de safra.

"Vamos financiar a estocagem do café para que os cafeicultores que estão começando a colher não precisem comercializar a preços que não são os melhores para eles", explicou.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilAmérica LatinaDados de BrasilCaféCommodities

Mais de Economia

Dólar fecha com novo recorde na Argentina após derrota eleitoral do partido de Milei

Governo dos Estados Unidos concede visto a Haddad antes da Semana do Clima de Nova York

Em reunião do Brics, Xi Jinping diz que guerras tarifárias 'perturbam gravemente' a economia mundial

SP lança renegociação de ICMS, IPVA, imposto sobre herança e multa do Procon com desconto de até 75%