Economia

Dilma elogia atuação da indústria brasileira no exterior

A presidente disse nesta segunda-feira querer que as indústrias que produzem no Brasil sejam capazes de fornecer para o mercado internacional

Dilma deu as declarações durante cerimônia de assinatura do contrato para construção das plataformas P-75 e da P-77, no Polo Naval do Rio Grande (Roberto Stuckert Filho/PR)

Dilma deu as declarações durante cerimônia de assinatura do contrato para construção das plataformas P-75 e da P-77, no Polo Naval do Rio Grande (Roberto Stuckert Filho/PR)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2013 às 12h12.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira,16, querer que as indústrias que produzem no Brasil sejam capazes de fornecer para o mercado internacional. Ela afirmou também que, com a licitação do Campo de Libra, o potencial de demanda calculada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é de 12 a 17 plataformas. "O leilão de Libra deve criar demanda também para outras indústrias."

Dilma deu as declarações durante cerimônia de assinatura do contrato para construção das plataformas P-75 e da P-77, no Polo Naval do Rio Grande, além da conclusão das obras da P-55. O evento estava previsto para a cidade litorânea, mas a assinatura do contrato foi transferida para Porto Alegre por causa do mau tempo. A presidente disse ainda que o Brasil descobriu petróleo, referindo-se ao pré-sal, com a indústria em estágio avançado.

Dilma afirmou que muita gente dizia que a indústria que fornece plataformas demora tempo para se desenvolver, porém, segundo ela, o que se verifica na prática não é isso. "Depois que se supera a curva de aprendizado, as empresas brasileiras têm excelente desempenho e são competitivas no mercado internacional."

De acordo com a presidente, as sondas contratadas no mercado internacional demoraram mais para ficarem prontas do que as contratadas no Brasil. "Isso serve para a gente superar esse complexo de vira-latas." Dilma afirmou que o Brasil superou esse momento de aprendizado. "Isso é muito importante e significativo. A maturidade das empresas desse setor (de petróleo) vai contribuir com o processo de estabilidade da economia."

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEnergiaIndústriaIndústrias em geralPersonalidadesPetróleoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron