Economia

Dívida pública de Portugal ultrapassa 130% do PIB

O resultado deixa Portugal no segundo lugar entre os países mais endividados da Europa, atrás apenas da Grécia e superando a Itália


	Bandeira de Portugal: conforme o Eurostat, Portugal foi o país da União Europeia com o maior crescimento proporcional da dívida entre 2011 e 2012
 (Milos Bicanski/Getty Images)

Bandeira de Portugal: conforme o Eurostat, Portugal foi o país da União Europeia com o maior crescimento proporcional da dívida entre 2011 e 2012 (Milos Bicanski/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2013 às 18h09.

Lisboa - Dados preliminares do Boletim Estatístico do Banco de Portugal (Banco Central) divulgados hoje (22) registram que a dívida pública do país no primeiro semestre de 2013 atingiu 131,4% do Produto Interno Bruto (PIB) ou mais de 214,5 bilhões de euros (R$ 701 bilhões no câmbio oficial).

O resultado deixa Portugal no segundo lugar entre os países mais endividados da Europa, atrás apenas da Grécia e superando a Itália (em ranking divulgado em 2012).

Em valores absolutos, a dívida pública portuguesa é bem menor que a brasileira (R$ 1,8 trilhão, em junho), mas em termos relativos a dívida pública no Brasil equivale a 41,3% do PIB, segundo boletim de política fiscal divulgado pelo Banco Central.

O resultado da dívida pública de Portugal contraria as previsões do programa de ajuda financeira e assistência econômica do Fundo Monetário Internacional, do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia, grupo de instituições que forma a chamada Troika.

Segundo a Agência Lusa, a meta definida com os credores era que a dívida caísse dos 123,8% (dezembro de 2012) para 122,9% até o final deste ano.

Conforme o Eurostat, gabinete de informações estatísticas da Comissão Europeia, Portugal foi o país da União Europeia com o maior crescimento proporcional da dívida entre 2011 e 2012 (15,3 pontos percentuais). O programa de ajustamento da Troika teve início no primeiro semestre de 2011.

Acompanhe tudo sobre:Dívida públicaEuropaOrçamento federalPiigsPortugal

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron