Economia

Draghi diz que devolução de empréstimos mostra confiança

O Banco Central Europeu (BCE) previu que a inflação na zona do euro possa ficar abaixo, embora "muito perto", de 2% nos próximos meses


	O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi: Draghi afirmou que a fragilidade econômica se estenderá nos primeiros meses de 2013.
 (Daniel Roland/AFP)

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi: Draghi afirmou que a fragilidade econômica se estenderá nos primeiros meses de 2013. (Daniel Roland/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2013 às 13h11.

Frankfurt - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse nesta quinta-feira que a devolução de parte da quantia que a instituição emprestou a três anos aos bancos em 2012 mostra "um aumento da confiança nos mercados financeiros", assim como a apreciação do euro.

Além disso, o órgão previu que a inflação na zona do euro possa ficar abaixo, embora "muito perto", de 2% nos próximos meses, uma das razões pelas quais o BCE está disposto a manter uma política monetária expansiva.

Na entrevista coletiva posterior à reunião do Conselho do BCE, Draghi lembrou que os bancos da zona do euro devolveram as últimas semanas empréstimos a três anos no valor de 140 bilhões de euros, que poderiam ser devolvidos ao longo do ano.

No entanto, advertiu que a fragilidade econômica se estenderá nos primeiros meses de 2013 e que deve se recuperar de forma gradual ao longo do ano.

Para isso, contribui a melhora que Draghi já nota nos mercados financeiros, o que facilita que o crédito flua, já que o acesso de bancos e outras entidades aos mercados melhorou, tudo isso como consequência de pressões menores.

Em todo caso, o presidente do Banco Central Europeu especificou que persistem riscos que poderiam afetar o aumento da confiança dos mercados e atrasar a recuperação econômica da região. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaZona do Euro

Mais de Economia

Brasil se destaca entre emergentes, mas fiscal exige atenção, diz CEO do Barclays na América Latina

Preço da gasolina nos postos cai menos que a metade do projetado com redução da Petrobras

Balança comercial tem superávit de US$ 5,9 bi em junho; governo reduz projeção de saldo positivo

STF ajuda a fortalecer as instituições, diz Haddad sobre IOF