Economia

Ebit estima alta de 13% em faturamento de vendas online no Natal

Segundo a empresa, o faturamento da Black Friday deverá corresponder a quase um quarto do total estimado para o Natal neste ano

Natal: apesar da alta, o tíquete médio apresentará acréscimo de apenas 2%, para 471 reais (karandaev/Thinkstock)

Natal: apesar da alta, o tíquete médio apresentará acréscimo de apenas 2%, para 471 reais (karandaev/Thinkstock)

R

Reuters

Publicado em 18 de dezembro de 2017 às 11h09.

O faturamento das vendas online no Brasil durante o Natal deve crescer 13 por cento este ano, para 8,7 bilhões de reais, segundo estimativa da Ebit, empresa de informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, com o período considerado pelo levantamento contemplando também a Black Friday.

"O faturamento da Black Friday deverá corresponder a quase um quarto do total estimado para o Natal neste ano", afirmou o presidente da Ebit, Pedro Guasti, em nota. No cálculo para sua previsão, a Ebit considera as vendas online estimadas para o período de 15 de novembro a 24 de dezembro.

O número de pedidos também deve crescer dois dígitos em relação ao mesmo período do ano passado (11 por cento), para 18,4 milhões de reais, mas o tíquete médio apresentará acréscimo de apenas 2 por cento, para 471 reais.

De acordo com Guasti, a tímida expansão do tíquete médio é um reflexo dos descontos praticados durante a Black Friday e da queda de preços na cesta de produtos do comércio eletrônico, medida pelo Índice FIPE Buscapé.

"Os preços do e-commerce estão registrando deflação há 12 meses consecutivos. Mantida esta tendência em dezembro, o índice deverá fechar 2017 com retração de 2,5 por cento. Para o e-commerce, esse é um dado muito relevante, pois mostra que a alta no faturamento está apoiada no volume de pedidos. O consumidor está vindo cada vez mais para o e-commerce e comprando com mais recorrência", explicou.

Para o Natal deste ano, bonecas, cafeteira e camisa esportiva estão entre as subcategorias e produtos que devem ser mais vendidos.

(Por Paula Arend Laier)

Acompanhe tudo sobre:Comércioe-commerceNatalVendas

Mais de Economia

IPCA-15 de fevereiro acelera e vai a 1,23%; prévia da inflação acumulada de 12 meses sobe para 4,96%

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro