Economia

Economia do Japão supera expectativas e cresce 0,4% no primeiro trimestre

O crescimento superou as expectativas do mercado, de 0,2%, depois que o PIB do país ficou em zero nos últimos três meses do ano passado

Japão: a terceira maior economia do mundo reabriu totalmente suas fronteiras aos turistas estrangeiros em outubro, após dois anos e meio de restrições sanitárias que afetaram a economia (AFP/AFP)

Japão: a terceira maior economia do mundo reabriu totalmente suas fronteiras aos turistas estrangeiros em outubro, após dois anos e meio de restrições sanitárias que afetaram a economia (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de maio de 2023 às 08h12.

A economia do Japão cresceu 0,4% no primeiro trimestre de 2023, ajudada, em parte, pela recuperação do turismo após o fim das restrições da pandemia, apontam dados oficiais divulgados nesta quarta-feira, 17.

O crescimento superou as expectativas do mercado, de 0,2%, depois que o PIB do país ficou em zero nos últimos três meses do ano passado.

Nos três meses até março, os gastos dos turistas que visitam o Japão "se recuperaram rapidamente", indicou Ryutaro Kono, economista-chefe do BNP Paribas, antes da divulgação dos dados oficiais. "O gasto dos lares também parece ter se recuperado em um ritmo acelerado", acrescentou.

A terceira maior economia do mundo reabriu totalmente suas fronteiras aos turistas estrangeiros em outubro, após dois anos e meio de restrições sanitárias que afetaram a economia.

Aumento no consumo privado ajudou no resultado

Economistas apontaram que um aumento no consumo privado concentrado no setor de serviços, incluindo restaurantes e hotéis, ajudou a compensar o impacto negativo do comércio internacional.

A exportação de bens e serviços desacelerou 4,2%, segundo dados oficiais, em meio a um declínio econômico mundial. O consumo privado aumentou 0,6% no primeiro trimestre, contra 0,2% no período imediatamente anterior.

Acompanhe tudo sobre:Japãoeconomia-internacionalPIB

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron