Economia

Empresas buscaram menos crédito em agosto, diz Serasa

A demanda das empresas por crédito recuou 4,2% no mês de agosto em relação a julho


	Câmbio: a queda da confiança dos empresários e a alta do dólar, além dos juros em processo de elevação, impactaram negativamente a busca de crédito das empresas em agosto
 (REUTERS/Gregg Newton)

Câmbio: a queda da confiança dos empresários e a alta do dólar, além dos juros em processo de elevação, impactaram negativamente a busca de crédito das empresas em agosto (REUTERS/Gregg Newton)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2013 às 12h47.

São Paulo - A demanda das empresas por crédito recuou 4,2% no mês de agosto em relação a julho, informou a Serasa Experian, nesta segunda-feira. Na comparação com agosto de 2012, a queda foi de 6,2%.

A variação acumulada em 2013 passou de -3,7%, de janeiro a julho, para -4%, de janeiro a agosto, em relação aos mesmos períodos de 2012.

Para os economistas da Serasa, a queda da confiança dos empresários e a alta do dólar, além dos juros em processo de elevação, impactaram negativamente a busca de crédito das empresas em agosto.

A análise por porte mostra que a queda foi concentrada nas micro e pequenas empresas (-4,7% ante julho). Em contrapartida, houve avanço de 2,5% na demanda das médias empresas e alta de 4,5% das grandes.

Entre os setores, a demanda por crédito das empresas industriais caiu 8,8% em agosto ante julho, enquanto dos serviços recuou 3,8% e do comércio teve baixa de 3,5%. No período, a região Norte teve a maior queda (-8,1%) na procura por crédito. Na sequência, aparecem as regiões Sul (-7,4%), Nordeste (-6,2%), Centro-Oeste (-3,8%) e Sudeste (-2%).

Acompanhe tudo sobre:CréditoEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianSerasa Experian

Mais de Economia

Países da Opep decidem aumentar produção de petróleo em junho, diz agência

Novo sistema de arrecadação da reforma tributária entra em fase de testes em junho

Após crise por fraude no INSS, Carlos Lupi entrega cargo de ministro da Previdência

13º do INSS: pagamento para que ganha acima de um salário mínimo começa nesta sexta-feira