Economia

Espanha eleva previsão para crescimento em 2015

A recuperação da economia é resultado das duras medidas implementadas pela administração de Rajoy, como o corte de gastos públicos


	O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy: para ele, o país pode criar até dois milhões de vagas até o fim da década, se evitar uma recaída para governos populistas
 (REUTERS/Susana Vera)

O presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy: para ele, o país pode criar até dois milhões de vagas até o fim da década, se evitar uma recaída para governos populistas (REUTERS/Susana Vera)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2015 às 15h35.

Madri - A economia espanhola vem superando expectativas e deve crescer 2,9% este ano, acima dos 2,4% previstos inicialmente, afirmou esta segunda-feira o primeiro-ministro Mariano Rajoy.

Segundo as novas estimativas, o país também deve gerar mais de meio milhão de postos de trabalho até o final do ano.

Rajoy, que assumiu o governo durante a recessão, disse que a recuperação da economia é resultado das duras medidas implementadas por sua administração, como o corte de gastos públicos.

"A sociedade espanhola tem mostrado que, com boas políticas, é capaz de atingir objetivos que pareciam inalcançáveis e consertar problemas que pareciam sem solução", disse o primeiro-ministro.

O primeiro-ministro também usou apresentação das novas estimativas para criticar as propostas feitos por partidos de esquerda, como o Podemos. Para ele, o país pode criar até dois milhões de vagas até o fim da década se evitar uma recaída para governos populistas que pregam mais participação do Estado.

A Espanha enfrenta eleições regionais no próximo mês, e deve convocar eleições gerais no final do ano. Rajoy tentará usar a recuperação da economia para apagar os escândalos de corrupção que recaíram sobre seu partido nos últimos anos. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoEspanhaAjuste fiscal

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas