Economia

Espanha retém contêineres de carne brasileira para análise

Os contêineres transportam carnes das empresas JBS e BRF, que são frigoríficos envolvidos na Operação Carne Fraca, da PF

Espanha: o país decidiu "reforçar e intensificar" a vigilância de "100% dos contêineres" vindos do Brasil (Paulo Whitaker/Reuters)

Espanha: o país decidiu "reforçar e intensificar" a vigilância de "100% dos contêineres" vindos do Brasil (Paulo Whitaker/Reuters)

A

AFP

Publicado em 23 de março de 2017 às 14h46.

A Espanha decidiu nesta quinta-feira reter preventivamente para análise 30 contêineres de carne do Brasil, informou o Ministério da Saúde espanhol.

Os contêineres transportam carnes das empresas JBS e BRF, informou à AFP uma porta-voz do ministério, em referência aos frigoríficos envolvidos na operação da Polícia Federal "Carne Fraca".

"O ministério intensificou sua atuação sobre os contêineres que possam vir do Brasil e no dia de hoje se encontram em processo de controle sanitário 30 contêineres", informou a porta-voz, que disse desconhecer a quantidade exata de carne retida porque são "contêineres de pesos distintos".

Três dias após a divulgação da operação "Carne Fraca", a União Europeia solicitou ao Brasil a suspensão da autorização dos quatro frigoríficos envolvidos no escândalo para exportar aos 28 países do bloco europeu.

A Espanha decidiu "reforçar e intensificar" a vigilância de "100% dos contêineres" vindos do Brasil, explicou a porta-voz.

O procedimento consiste em imobilizar a mercadoria e realizar um "controle físico exaustivo", com controle das etiquetas e uma análise microbiológica, explicou a porta-voz. Posteriormente será emitido um relatório sobre o estado dos produtos. Não foi informado quanto tempo esse processo levará.

Ao longo do ano, a Espanha recebeu mais de 200 contêineres dos dois frigoríficos brasileiros, sem ter detectado qualquer anomalia, segundo o Ministério da Saúde do país.

Acompanhe tudo sobre:JBSBRFExportaçõesEspanhaOperação Carne Fraca

Mais de Economia

Lira acolhe só três de 99 emendas e mantém núcleo do projeto de isenção de IR até R$ 5 mil

Sem acordo, Congresso adia votação de MP alternativa ao IOF para véspera do prazo de validade

Antes de votação do IR, Lira diz que deve 'ajustar' pontos do projeto

Empresas de bets terão de bloquear cadastros de beneficiários do Bolsa Família e BPC/Loas