Economia

QEs dos EUA e Japão causarão "guerra cambial", diz Mantega

"A resposta imediata ao quantitative easing dos EUA é o QE japonês, uma vez que o Japão já reagiu e adotará medidas para desvalorizar o iene", disse o ministro de Dilma


	Mantega: "Eles estarão estimulando guerras cambiais e isso levará todos os países também a buscarem essas guerras..."
 (Lailson Santos/Veja)

Mantega: "Eles estarão estimulando guerras cambiais e isso levará todos os países também a buscarem essas guerras..." (Lailson Santos/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2012 às 09h20.

Londres - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a última rodada de impressão de dinheiro pelos Estados Unidos e Japão vai exacerbar as guerras cambiais globais ao induzir outros países a embarcarem em políticas similares.

"A guerra cambial está sendo usada por países que são importantes e o quantitative easing (QE, programa de compra de ativos) que foi feito pelo Fed tem estimulado esse tipo de guerra cambial. A resposta imediata ao QE dos EUA é o QE japonês, uma vez que o Japão já reagiu e adotará medidas para desvalorizar o iene", disse Mantega em conferência organizada pela Economist.

"Eles estarão estimulando guerras cambiais e isso levará todos os países também a buscarem essas guerras... É natural que outros países se defendam dessas atitudes."

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólareconomia-brasileiraGoverno DilmaGuido MantegaIeneMoedasPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosReal

Mais de Economia

Temos um espaço muito menor para errar, diz Funchal sobre trajetória da dívida pública

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil recairá sobre grandes empresas, diz Rodrigo Maia

A crescente força das gerações prateadas no Brasil

Haddad diz que consignado privado pelo eSocial terá juro "menos da metade" do que se paga hoje