Economia

EUA anuncia plano para ampliar exploração de petróleo

Washington - O governo dos EUA anunciou hoje uma nova estratégia para perfuração em alto-mar que amplia a exploração de petróleo e gás natural no Oceano Atlântico, no Leste do Golfo do México e no litoral do Alasca. Em um discurso na base aérea de Maryland, nos EUA, o presidente Barack Obama disse que o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Washington - O governo dos EUA anunciou hoje uma nova estratégia para perfuração em alto-mar que amplia a exploração de petróleo e gás natural no Oceano Atlântico, no Leste do Golfo do México e no litoral do Alasca. Em um discurso na base aérea de Maryland, nos EUA, o presidente Barack Obama disse que o plano faz parte de uma estratégia energética mais ampla e pediu que os legisladores se unam para aprovar uma legislação abrangente sobre energia e clima, que limite as emissões de gases causadores do efeito estufa.

O anúncio dá ao governo uma alavancagem para convencer os republicanos moderados a apoiarem uma proposta bipartidária que está sendo elaborada por três senadores. "Eu sei que nós podemos nos unir para aprovar uma legislação abrangente sobre energia e clima que vai criar novas empresas e milhões de novos empregos, protegendo nosso planeta e nos ajudando a ficarmos menos dependentes de energia", afirmou Obama.

O presidente e o secretário do Interior dos EUA, Ken Salazar, disseram que o governo planeja manter limites no Oceano Pacífico e na Baía de Bristol, no Alasca, uma região ecologicamente rica.

O governo dos EUA pretende abrir um grande espaço no Leste do Golfo do México e vai estudar o desenvolvimento em algumas regiões do Atlântico. Obama disse que também vai apoiar o desenvolvimento de áreas arrendadas anteriormente no Norte do Alasca, como no Mar Chukchi, onde a Royal Dutch Shell tem investido bilhões de dólares em direitos de exploração. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoPaíses ricosEstados Unidos (EUA)EnergiaGoverno

Mais de Economia

Governo eleva bloqueio de gastos no Orçamento de 2025 para R$ 12,1 bi

Isenção do IR poderá ser votada na semana que vem, diz Hugo Motta

Dinheiro emprestado para a Argentina está vindo para o Brasil, diz Haddad

Boletim Focus: mercado reduz expectativas do IPCA e Selic para 2026