Economia

EUA cria 336 mil vagas em setembro, mais que o esperado; taxa de desemprego se mantém em 3,8%

O Departamento do Trabalho também revisou para cima os números de criação de empregos de agosto, de 187 mil para 227 mil

Emprego: resultado superou de longe as expectativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast (Joe Raedle/Getty Images)

Emprego: resultado superou de longe as expectativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast (Joe Raedle/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 6 de outubro de 2023 às 10h25.

A economia dos Estados Unidos criou 336 mil empregos em setembro em termos líquidos, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 6, pelo Departamento do Trabalho do país.

O resultado superou de longe as expectativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que previam geração de 140 mil a 250 mil postos de trabalho, com mediana em 175 mil.

Taxa de desemprego

Já a taxa de desemprego dos EUA ficou em 3,8% em setembro, inalterada em relação a agosto. Neste caso, o consenso era de queda da taxa a 3,7% no mês passado.

O Departamento do Trabalho também revisou para cima os números de criação de empregos de agosto, de 187 mil para 227 mil, e também de julho, de 157 mil para 236 mil.

Em setembro, o salário médio por hora teve alta de 0,21% em relação a agosto, ou US$ 0,07, a US$ 33,88, variação que ficou abaixo da projeção do mercado, de 0,30%. Na comparação anual, houve ganho salarial de 4,15% no último mês, também inferior à previsão de 4,30%.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron