Economia

Exportações sobem 5,1% na Alemanha

A Alemanha, maior economia da zona do euro (grupo dos 16 países que adotam o euro como moeda), informou que as exportações subiram 5,1% em fevereiro, após inesperada queda de 6,5% em janeiro. Em base sazonalmente ajustada, as exportações somaram 71,3 bilhões de euros (US$ 95,47 bilhões) em fevereiro, 9,6% superiores ao nível de fevereiro […]

Contêineres localizados no porto de Hamburgo, na Alemanha: exportações tiveram um forte aumento no país em fevereiro (.)

Contêineres localizados no porto de Hamburgo, na Alemanha: exportações tiveram um forte aumento no país em fevereiro (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

A Alemanha, maior economia da zona do euro (grupo dos 16 países que adotam o euro como moeda), informou que as exportações subiram 5,1% em fevereiro, após inesperada queda de 6,5% em janeiro. Em base sazonalmente ajustada, as exportações somaram 71,3 bilhões de euros (US$ 95,47 bilhões) em fevereiro, 9,6% superiores ao nível de fevereiro do ano passado e próximo no nível de 72,5 bilhões de euros de dezembro, o mais elevado desde o início da crise.

Entretanto, analistas disseram que o desempenho das exportações nos dois primeiros meses do ano ainda continuam relativamente fracos e que o comércio líquido não deve trazer contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre.

Segundo o analista do JPMorgan em Londres, Greg Fuzesi, as exportações da Alemanha ainda estão abaixo dos níveis anteriores ao aprofundamento da crise financeira em 2008. Ele diz que a Alemanha recuperou apenas 40% da forte desaceleração das exportações que se seguiu ao colapso do banco norte-americano Lehman Brothers. As importações ficaram praticamente inalteradas em fevereiro, a 59,2 bilhões de euros, representando alta de 4 2% em relação a fevereiro de 2009.

O superávit em conta corrente subiu para 9,1 bilhões de euros em fevereiro, de 4,4 bilhões de euros em janeiro; em fevereiro de 2009, estava em 7,1 bilhões de euros. O superávit em conta corrente em fevereiro superou a previsão dos economistas de 6,5 bilhões de euros. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaComércio exteriorCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEuropaExportaçõesPaíses ricos

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron