Economia

Fed defende incentivos econômicos como prometido por Trump

No primeiro comentário proferido pelo Fed desde a inesperada vitória de Trump, Fischer disse que "será útil aplicar uma política fiscal mais expansiva"

Fed: durante a campanha, Trump criticou muito o Fed, prometendo fomentar o crescimento econômico e criar empregos (Kevin Lamarque/Reuters)

Fed: durante a campanha, Trump criticou muito o Fed, prometendo fomentar o crescimento econômico e criar empregos (Kevin Lamarque/Reuters)

A

AFP

Publicado em 11 de novembro de 2016 às 18h35.

O vice-presidente do Federal Reserve (banco central americano), Stanley Fischer, reiterou nesta sexta-feira o pedido de propagação dos estímulos fiscais, que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu em sua campanha eleitoral.

No primeiro comentário proferido pelo Fed desde a inesperada vitória de Trump, Fischer disse que "será útil aplicar uma política fiscal mais expansiva".

Os estímulos à economia "facilitarão a tarefa da política monetária", disse Fischer ao participar on-line de Washington de uma conferência de bancos centrais em Santiago de Chile.

Membros do Fed lamentaram a falta de políticas fiscais de apoio à economia. Indicaram que confiaram muito na estratégia de que apenas com a política monetária é possível fortalecer o crescimento.

Fischer disse que "há mais de uma ferramenta", como a política fiscal, à qual se poderia recorrer atualmente. "Temos que ver o que acontece", disse.

Durante a campanha, Trump criticou muito o Fed, prometendo fomentar o crescimento econômico e criar empregos através de uma grande programa de obras de infraestrutura.

No entanto, economistas advertem que as obras de infraestrutura demoram muito tempo para serem implementadas e darem lucro econômico.

Em seu discurso, Fischer também disse que o Fed espera que a economia dos Estados Unidos continue se recuperando e que há uma margem "bastante forte" para aumentar as taxas de juros gradualmente embora continuem relativamente baixas.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve System

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron