Economia

Fed reduz previsão de crescimento nos EUA para 2014 e 2015

PIB dos Estados Unidos crescerá entre 2,8% e 3,0% em um ano no último trimestre de 2014, contra os 2,8% a 3,2% esperados em dezembro


	Prédio do Federal Reserve: autoridade fiscal também manteve suas taxas de juros e voltou a reduzir as compras de títulos
 (Jonathan Ernst/Reuters)

Prédio do Federal Reserve: autoridade fiscal também manteve suas taxas de juros e voltou a reduzir as compras de títulos (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 16h20.

Washington - O Federal Reserve (Fed, Banco Central americano) reduziu nesta quarta-feira o teto de sua previsão de crescimento para 2014 e 2015, e, ao mesmo tempo, manteve suas taxas de juros e voltou a reduzir as compras de títulos.

O PIB dos Estados Unidos crescerá entre 2,8% e 3,0% em um ano no último trimestre de 2014, contra os 2,8% a 3,2% esperados em dezembro. O órgão manteve sua taxa básica e reduziu suas compras de bônus em US$ 10 bilhões, a US$ 55 bilhões. O recurso é usado pelo banco para injetar dinheiro na economia.

O anúncio mostra um Fed mais cauteloso para 2015, ano em que a atividade econômica também deve crescer menos do que o previsto, caindo dos 3,0% a 3,4% esperados até agora para 3,0% a 3,2%.

Já em relação ao emprego, o Fed se mostrou mais otimista no comunicado divulgado ao término de uma reunião de dois dias de seu Comitê de Política Monetária (FOMC, na sigla em inglês).

Para 2014, espera-se uma taxa de desemprego entre 6,1% e 6,3% contra os 6,3% a 6,6% anunciados anteriormente.

Em fevereiro, a taxa de desemprego era de 6,7% nos Estados Unidos. Segundo o Fed, a queda de atividade nos últimos meses se deve, em parte, ao mau tempo.

O índice de desemprego é um dos elementos-chave levados em consideração pelo Fed para decidir manter sua principal taxa de juros próximo de zero.

Em equilíbrio até a divulgação do comunicado do Fed, Wall Street caiu logo depois. O euro perdia terreno frente ao dólar.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemIndicadores econômicosMercado financeiroPaíses ricosPIB

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron