Economia

Fiat Chrysler, Toyota e Daimler lideram vendas na Europa em junho

Segundo dados da indústria divulgados hoje, as vendas de carros na Europa aumentaram 2,1 por cento em junho

Montadoras: foram licenciados 1,54 milhão de automóveis no mês passado na União Europeia e nos países que compõem a Associação Europeia de Livre Comércio (GettyImages/Getty Images)

Montadoras: foram licenciados 1,54 milhão de automóveis no mês passado na União Europeia e nos países que compõem a Associação Europeia de Livre Comércio (GettyImages/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 14 de julho de 2017 às 08h28.

Berlim - As vendas de carros na Europa aumentaram 2,1 por cento em junho, com a Fiat Chrysler Automobiles e a Toyota registrando fortes ganhos, em meio a sinais mistos nos cinco principais mercados da região, de acordo com dados da indústria divulgados nesta sexta-feira.

Foram licenciados 1,54 milhão de automóveis no mês passado na União Europeia e nos países que compõem a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA, na sigla em inglês), disse a entidade que representa a indústria, a ACEA. Em junho do ano passado, os licenciamentos somaram 1,51 milhão.

As vendas no primeiro semestre cresceram 4,6 por cento, para 8,46 milhão de carros.

No bloco de 28 países, excluindo Malta, os licenciamentos subiram 2,1 por cento, para 1,49 milhão de veículos, nível mais alto desde 2007, último ano antes de um declínio de seis anos na região.

Entre os principais grupos automotivos, a Toyota foi a que registrou o melhor desempenho, com alta mensal de 12,9 por cento, seguida pela Fiat Chrysler, com ganho de 7,9 por cento, e pela Daimler , com expansão de 4,2 por cento.

Ainda passando por dificuldades em decorrência do escândalo de emissões de poluentes, a alemã Volkswagen , maior montadora da Europa, viu as entregas aumentarem 2,7 por cento em junho.

As rivais francesas PSA Peugeot Citroen e Renault registraram altas mensais de 3,9 e 3 por cento, respectivamente, enquanto a divisão Opel da General Motors teve queda de 6,9 por cento.

Os licenciamentos na Alemanha e no Reino Unido, os dois maiores mercados da região, recuaram 3,5 e 4,8 por cento, respectivamente, em junho. Na Itália, França e Espanha, houve altas de 12,9, 1,6 e 6,5 por cento, de acordo com a ACEA.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCarrosMontadorasFiatVendasToyotaChrysler

Mais de Economia

INSS receberá mais R$ 224 mi para manter agências e pagar bônus aos servidores

OCDE: 55% dos trabalhadores da América Latina estão na informalidade

Exportações chinesas caem 1,1% em outubro

Brasil capta US$ 2,25 bi com emissão de títulos sustentáveis, diz Tesouro