Economia

Fitch reafirma rating da China em A+, com perspectiva estável

Fitch afirmou que "robustas finanças externas" e "forte desempenho macroeconômico" sustentam os ratings da China

China: Fitch prevê crescimento do PIB de 6,4% a 6,7% no ano que vem (Thinkstock/Thinkstock)

China: Fitch prevê crescimento do PIB de 6,4% a 6,7% no ano que vem (Thinkstock/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de novembro de 2016 às 08h00.

São Paulo - A Fitch reafirmou hoje os ratings A+ de longo prazo da China, em moedas estrangeira e local, com perspectiva estável.

Os ratings de bônus estrangeiros e locais da China, assim como o teto do país, também foram mantidos em A+. Os ratings de curto prazo, por sua vez, continuaram em F1+.

Em comunicado, a Fitch argumenta que as "robustas finanças externas" e "forte desempenho macroeconômico" sustentam os ratings do gigante asiático.

Por outro lado, a agência de classificação de risco ressaltou que a trajetória de crescimento da China tem sido acompanhada por um aumento em "desequilíbrios e vulnerabilidades", que impõem riscos à economia e estabilidade financeira.

Já a contínua internacionalização do yuan, que em outubro passou a integrar a cesta de moedas de reserva do Fundo Monetário Internacional (FMI), é positiva do ponto de vista do rating chinês, uma vez que "amplia a flexibilidade externa", avaliou a Fitch.

A agência comentou ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) da China teve expansão anual média de 7,3% entre 2012 e 2016, bem acima da mediana de países com rating A, de 2,9%, e também da mediana de nações com rating AA, de 2,4%.

Para 2017, a Fitch prevê que a economia chinesa crescerá 6,4%, ante 6,7% projetados para este ano, devido ao impacto de recentes medidas tomadas com o objetivo de conter o aquecimento do mercado imobiliário.

Acompanhe tudo sobre:ChinaFitch

Mais de Economia

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron

MP para reativar Plano Safra deve ser publicada hoje ou terça-feira, diz Ceron